Adubo orgânico caseiro




Em épocas de economia e sustentabilidade devemos ter consciência de que tudo que produzimos pode ser reciclado. Restos de comida são ótimos ingredientes para fazer adubo orgânico caseiro, muito mais barato do que comprar o adubo pronto, que nem sempre é barato.

Ingredientes:

Cascas de vegetais, verduras queimadas ou murchas, legumes, restos de frutas.

Não é recomendável o aproveitamento de cascas de laranja, limão, abacaxi  e tomate por serem muito ácidas.

Preparo:

Utilize um vaso plástico e meça da base para cima 8 centímetros, faça um furo lateral para sair o chorume, líquido que se forma da decomposição do material orgânico. Coloque os restos de vegetais e frutas no fundo e cubra com uma camada de terra.

Dependendo da quantidade de material orgânico disponível, faça diversas camadas sucessivas. Irrigue com água uma vez por semana ou utilize se preferir o próprio chorume para isso.

Após o período de 15 dias faça o primeiro tombamento passando o composto para um outro recipiente a fim de que, a parte de baixo venha para cima e vice-versa. Faça este processo de 15 em 15 dias até completar 45 dias.

Após os 45 dias o composto já pode ser utilizado para adubar as plantas. O composto restante pode ser guardado em sacos plásticos por tempo indeterminado.

Custo: baixo


Nenhum comentário:

Postar um comentário