Compotas que enchem os olhos de desejo


Aproveitando as frutas da época, aqui vão algumas receitas de como fazer compotas de figo, mamão verde, manga e laranja. As receitas são fáceis e muito saborosas.

Figo:



Ingredientes:

·        1/2 kg de figo verde próprio para compota
·        01 xícara (chá) de açúcar
·        1/4 de xícara (chá) de água
·        03 fatias de limão sem casca

Preparo:

Lave bem os figos em água corrente e reserve. Em uma panela, misture o açúcar com a água e leve ao fogo baixo. Ferva por 5 minutos. Acrescente os figos inteiros e as rodelas de limão.

Cozinhe por aproximadamente 20 minutos ou até que os figos fiquem transparentes. Deixe esfriar e conserve os figos em vidros fechados na geladeira.

As compotas podem ser congeladas por até 6 meses. Na hora de utilizá-la, descongele-a na geladeira.

Mamão:


Ingredientes:

·        01 quilo de mamão verde
·        01 colher (café) de bicarbonato de sódio
·        10 ml de corante verde líquido
·        01 e ½ kg de açúcar
·        02 xícaras de (chá) de água

Preparo:

Descasque o mamão, corte ao meio e retire as sementes. Coloque  metade do mamão numa tábua e corte em fatias compridas bem finas.

Leve uma panela com água para ferver e acrescente o bicarbonato. Coloque as tiras de mamão e deixe cozinhar por apenas 1 minuto. Escorra o mamão e despreze a água.

Numa outra panela coloque 02 xícaras de água e o açúcar, e deixe em fogo alto por 3 minutos. Coloque as tiras na calda e acrescente o corante. Deixe cozinhar por mais 1 minuto e desligue o fogo.

Espere a calda esfriar e coloque em vidros de conserva. Deixe as compotas descansarem por 12 horas ou até que as tiras fiquem verdes. Se preferir enrole as fitas de mamão, coloque nos potes de vidro e cubra com a calda.

Manga:



Ingredientes:

·        02 mangas maduras e firmes
·        02 pedaços de canela em pau
·        01 copo americano de açúcar

Preparo:

Descasque as mangas e corte em fatias longas. Aproveite o máximo que puder da manga retirando toda a polpa até o caroço.

Coloque as fatias no fundo da panela e por cima coloque a canela em pau e o açúcar. Tampe e leve ao fogo baixo. Quando começar a ouvir o chiado da panela, conte 03 minutos e apague o fogo. Deixe a panela fechada por 12 horas.

Coloque em vidros e tampe. Conservar em temperatura ambiente.


Laranja:




Ingredientes:

·        50g de laranjas
·        1,5kg de açúcar
·        1,5 litros de água
·        Sumo de meio limão

Preparo:

Lave bem as laranjas e corte-as em meias luas finas, eliminando os caroços. Coloque as laranjas cortadas dentro de uma panela grande e acrescente a água. Deixe a macerar durante 8 horas.

Ao fim desse tempo leve a panela ao fogo brando e deixe ferver até que as cascas de laranja estejam quase moles.

Junte o açúcar e o sumo de limão e mexa bem. Deixe ferver por mais 1 hora ou até a compota ganhar consistência.

Guarde ainda quente em frascos previamente esterilizados e fechados. Vire os vidros de cabeça para baixo por cerca de 30 minutos, a fim de ganharem vácuo natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário