Ora rabanada é portuguesa com certeza




Rabanada é um prato típico português, apesar de já fazer parte da culinária brasileira e francesa. Conta-se uma lenda que uma mulher muito pobre sem ter quase nada para comer precisava alimentar seu filho recém-nascido, e seus únicos alimentos eram restos de pão e leite adocicado. A receita foi colocar os pedaços de pão no leite, o que fez com que ela pudesse amamentar seu filho e outras crianças carentes.

No Brasil chamamos rabanadas, em Portugal fatia dourada ou fatia de parida e na França pain perdu. A diferença é que a rabanada pode ser feita de várias maneiras diferentes, e aqui vão algumas dessas receitas.

Rabanada Tradicional

Ingredientes:

·        02 xícaras (chá) de leite
·        200 g de açúcar
·        01 pão (tipo bengala) fatiado
·        03 ovos
·        02 colheres (sopa) de canela em pó
·        200 g de açúcar para polvilhar
·        Óleo para fritar

Preparo:

Numa panela, coloque o leite e 200 g de açúcar. Leve ao fogo até ferver. Umedeça as fatias de pão no leite e coloque-as numa peneira para escorrer. 

Bata ligeiramente os ovos com um garfo. Passe as fatias de pão no ovo batido e frite no óleo quente em fogo baixo até ficarem douradas. Retire com uma escumadeira e escorra sobre papel-toalha. Misture a canela e o açúcar restante (200 g). Passe as rabanadas nessa mistura e sirva.

Rabanada ao vinho

Ingredientes:

·        100g ou ¼ de pão de rabanada cortado em 11 fatias
·        ¾ xícara de vinho tinto (185ml) com 1 colher de sopa de açúcar
·        02 ovos inteiros
·        01 colher (chá) de margarina light (para untar o tabuleiro)
·        ¼ xícara de açúcar
·        01 colher de canela em pó

Preparo:

Aqueça o forno a 350º, e enquanto isso corte o pão em fatias com a grossura de um dedo. Coloque o vinho num prato fundo, adicione a colher de açúcar, misture bem e reserve. Unte o tabuleiro com a margarina light e reserve. Misture o açúcar e a canela num prato fundo e também reserve.

Bata as claras em neve até ficarem firmes, e somente então acrescente as gemas. Passe as fatias de pão no vinho dos dois lados umedecendo bem sem que amoleçam. Em seguida, mergulhe as fatias no ovo batido e coloque no tabuleiro, levando-o imediatamente ao forno bem quente. Para que as rabanadas não ressequem, elas devem ficar no forno quente o mínimo possível apenas para dourar. Quando estiverem douradas, retire do forno, passe-as ainda quente na mistura de açúcar e canela e sirva a seguir, ou então espere esfriar para colocar na geladeira.

Rabanada de chocolate

Ingredientes:

·        1/2 baguete ou 03 pães franceses
·        01 ovo
·        1/4 da lata de leite condensado
·        01 e 1/2 colher (sopa) chocolate em pó
·        250 ml de leite

Para untar a forma:

·        Margarina
·        02 colheres (sopa) de açúcar aproximadamente
·        Canela a gosto

Preparo:

Corte a baguete em fatias de aproximadamente 1 ½ cm e reserve. Num recipiente bata bem o ovo, adicione o leite condensado e misture bem. 

Acrescente o chocolate em pó e misture até dissolver por completo. Por último acrescente o leite e misture até ficar homogêneo. Banhe as fatias de pão na calda, pressione bem para que fiquem bem úmidas.

Distribua as fatias de pão em uma forma untada com margarina e polvilhada com açúcar e canela. Leve para assar em forno preaquecido 180˚c por 15 minutos aproximadamente ou até dourar por cima.

Retire do forno vire as rabanadas, e leve novamente ao forno para que doure do outro lado por aproximadamente 10 minutos. Sirva quente.


Ficou com água na boca? Então não esqueça de prepará-las para o Natal e saboreie-as com vontade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário