Terrário na garrafa PET e no pote de vidro



Apaixonados por plantas agora podem ter a oportunidade de aproveitar garrafas e potes de PET e vidro vazios para fazer um terrário. Em geral, os terrários são feitos em vidros ou PET abertos ou fechados, onde é possível reproduzir as condições necessárias ao cultivo de plantas.

As pessoas que não possuem espaço suficiente para ter um jardim dentro de casa podem aproveitar esta idéia simulando um ambiente natural às plantas, além de aproveitar os potes que antes poderiam ser descartados.

Material:

Recipiente de vidro ou PET aberto ou fechado com tampa

Carvão mineral

Cascalho

Pedras decorativas para aquário ou pedras naturais;

Areia

Terra preparada para plantas

Ferramentas de jardinagem

Pequenas mudas de plantas variadas que necessitem da mesma iluminação e quantidade de água

Elementos decorativos


Preparo:


Limpe o recipiente com álcool no caso de vidros, potes/garrafas PET é necessário estarem bem lavados. Coloque uma camada de pedras decorativas no fundo do recipiente, a camada deverá ter entre 3 a 5 cm de espessura.

Coloque uma camada uniforme de areia grossa. A areia, além de decorativa, serve para criar um lugar para drenar a água em excesso.
Espalhe a areia até as laterais do vidro para que fique aparente do lado de fora, como item decorativo. Acima da camada de areia faça uma camada de cascalho mais fina do que a de pedras.

Misture o carvão mineral triturado com um pouco do cascalho e espalhe uma fina camada. Adicione, acima da camada anterior, uma camada de terra preparada para plantas. A espessura dessa camada deverá ser profunda o suficiente para poder colocar plantas com espaço para suas raízes crescerem. 

A profundidade da camada varia de acordo com o tamanho do recipiente.
Coloque as plantas no terrário utilizando os dedos e as ferramentas para cavar um buraco pequeno para colocar as plantas. Se a abertura do pote for muito estreita o ideal é plantar primeiramente as plantas menores e depois as maiores. É importante utilizar plantas com tamanho proporcional ao tamanho do terrário para haver um ponto de equilíbrio ecológico.

Adicione os elementos decorativos escolhidos, regue e borrife o terrário com água filtrada. A manutenção é simples, regue apenas quando a terra estiver seca, nunca deixe a terra encharcada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário