Matrioska


Edição Especial


Na edição de hoje vamos falar um pouco sobre uma antiga tradição russa, as matrioskas. Com certeza, você já viu ou ouviu falar das bonecas russas, que são uma tradição do país. A matrioska é caracterizada por ser um brinquedo artesanal feita de madeira e que reúne uma série de bonecas de tamanhos variados, que são colocadas uma dentro das outras.

Matrioska é uma palavra russa que deriva de Matriona, um nome próprio muito comum no final do século XIX, que identifica as mães em geral, maika ou mat significa mãe. Algumas matrioskas são conhecidas como babuskas que significa avozinha. De acordo com a cultura russa, as matrioskas simbolizam a maternidade, fertilidade, o amor e a amizade.

Segundo a tradição russa presentear alguém com uma matrioska é sinal de amor pela pessoa, além de desejar felicidade e vida longa.

É comum encontrarmos variedades de matrioskas, de tecido, feltro, estopa, mas hoje iremos aprender as matrioskas originais de madeira.

Material:


1 conjunto molde em madeira crua de matrioskas

Tinta acrílico para madeira

Tinta verniz à base de água

Passo-a-Passo:


Coloque as bonecas alinhadas a sua frente e pinte cada uma delas em uma cor uniforme, vermelho, azul e amarelo. Consiga uma mistura para ficar com cor de pele, misture branco com um pouco de vermelho e um pouco de amarelo e faça círculos com este tom de cor para desenhar os rostos, pinte cachos e franjas.

As bonecas russas em geral têm desenhado lenços, o que significa que as mulheres idosas sempre usam lenços, kosynka em russo, pinte alguns lenços ou apenas decore as bordas das bonecas. 


As bonecas tradicionalmente possuem pinturas em sua barriga, que pode ser um design floral decorativo ou uma cena da vida cotidiana. Pinte círculos nos ventres das bonecas, após a tinta secar faça um pequeno desenho dentro de cada círculo.

Pinte a face das bonecas e adicione detalhes nas bonecas, que desejar, por último envernize as bonecas para preservar a tinta.

Depois, do trabalho feito divirta-se com suas matrioskas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário