Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o

A história do Brigadeiro e suas versões



Hoje vamos falar sobre um tradicional doce brasileiro, e suas novas versões para deixar o dia mais açucarado.  O nome não importa brigadeiro ou neguinho é um doce criado pela culinária brasileira, mas exatamente por um grupo de mulheres paulistanas responsáveis em organizar festas para promover a candidatura do então candidato à Presidência da República em 1946, Brigadeiro Eduardo Gomes.

A receita original do doce é uma mistura de leite condensado, manteiga, açúcar e chocolate em pó e rapidamente se espalhou pelo território nacional sendo conhecido por “brigadeiro”. Atualmente, o brigadeiro é um dos doces favoritos nas festas de aniversário da criançada, mas também é muito apreciado em festas de casamento, batizados, formaturas, entre outros.

Nos dias atuais há diversas variedades de brigadeiro, não só apenas feito com chocolate, mas também com morango, café, cenoura, meio amargo, gourmet, chocolate branco, caipirinha, limão, banana com canela, pistache, coco, churros, brigadeiro de colher, diet, trufado, entre tantos outros. Vamos aprender a fazer alguns deles, além da receita tradicional.


O Dia das Crianças está chegando e não há pedida melhor do que aproveitar a época e se deliciar com tantas variedades.

Brigadeiro Original



Ingredientes:

01 colher (sopa) de manteiga

01 lata de leite condensado

03 colheres (sopa) de chocolate em pó

01 xícara (chá) de chocolate granulado

Manteiga para untar

Preparo:

Em uma panela coloque a manteiga, o leite condensado e o chocolate em pó. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até tudo se desprender do fundo da panela, cerca de 10 minutos.

Retire do fogo, passe para um prato untado e deixe esfriar. Com as mãos untadas, enrole bolinhas e passe-as no granulado.

Sirva em forminhas de papel.

Brigadeiro Trufado (leite em pó)


Ingredientes:

01 lata de leite condensado

01 caixinha de creme de leite UHT (200g)

04 colheres (sopa) de leite em pó instantâneo

01 colher (sopa) de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Mais leite em pó aproximadamente 01 xícara (chá) ou raspas de chocolate branco para cobrir os docinhos

Preparo:

Coloque em uma panela o leite condensado, o creme de leite e o leite em pó, misture bem e junte a manteiga. Leve ao fogo médio-baixo mexendo sem parar até engrossar e desgrudar do fundo da panela.

Unte um refratário com manteiga e transfira a massa do doce. Cubra com plástico filme e leve a geladeira. Esse brigadeiro boleia melhor quando gelado.

Ingredientes do Recheio:

100g de chocolate ao leite picado

100g de chocolate meio amargo picado

100g de creme de leite de caixinha

Preparo:

Pique os chocolates e leve em banho Maria até ficarem derretidos. Em seguida, adicione o creme de leite e mecha bem até ficar bem homogêneo. 

Desligue o fogo e deixe descansar em temperatura ambiente para ficar com consistência de trufa.

Com uma colher de café, faça pequenas porções do recheio trufado e vá colocando sobre um papel manteiga. Tem que ser bem pouquinho senão os brigadeiros ficam muito grandes.

Coloque o leite em pó ou raspas de chocolate branco em um prato fundo. 

Unte as mãos com manteiga e abra porções do brigadeiro na palma da mão, coloque um pedacinho do recheio e feche a massa branca ao redor. Passe no leite em pó e coloque em forminhas.

Brigadeiro de Cenoura


Ingredientes:

01 lata de leite condensado

02 cenouras médias batidas no liquidificador com pouca água

01 colher (sopa) de manteiga

Açúcar cristal para finalizar ou granulado

Preparo:

Coloque na panela uma lata de leite condensado, uma colher de manteiga e as cenouras batidas no liquidificador com pouca água (mínimo possível). 

Misture bem e leve ao fogo médio. Quando começar a descolar do fundo da panela, tire do fogo e deixe esfriar.

Faça bolinhas ou se preferir cenourinhas com a massa do brigadeiro e passe pelo açúcar granulado ou cristal. E estão prontos os brigadeiros de cenoura.

Brigadeiro de Morango – Bicho de Pé


Ingredientes:

02 latas de leite condensado

01 colher (sopa) de manteiga

01 pacote de gelatina sabor morango

Açúcar granulado para passar os docinhos

Preparo:

Em uma panela, coloque o leite condensado e a margarina mexa sempre até ferver, em fogo baixo.

Assim que começar a ferver, acrescente a gelatina em pó (não precisa dissolver). Mexa bem, em fogo baixo, até desprender do fundo da panela.

Espere esfriar para enrolar em forma de bolinhas. Passe as bolinhas no açúcar granulado.

Brigadeiro Gourmet


Ingredientes:

01 colher (sopa) de farinha de trigo rasa

03 colheres (sopa) de creme de leite sem soro

01 lata de leite condensado.

01 colher (sopa) cheia de cacau em pó

03 colheres (sopa) de gotas de chocolate ao leite

Preparo:

Misture a farinha e o creme de leite bem até ficar homogêneo em seguida adicione o leite condensado, o cacau em pó (de boa qualidade) e as gotas de chocolate. Coloque tudo em uma panela e leve em fogo baixo mexendo sem parar.

Depois que ferver, mantenha no fogo mexendo por mais uns 10 minutos, até encorpar bem. Transfira a massa para uma travessa e deixe esfriar. Mantenha na geladeira por 4 horas até enrolar.

Para fazer o Brigadeiro Branco, você não vai usar o cacau em pó e sim o chocolate branco.

Como o chocolate branco é mais gorduroso existe uma tendência da massa ficar mais mole. Quando isso acontecer adicione uma gema de ovo no início da receita, junto com a farinha e o creme de leite e depois é só prosseguir da mesma forma.

Com essas duas massas básicas, a preta e a branca você poderá fazer vários sabores apenas trocando o ingrediente que irá empanar o brigadeiro. Que poderão ser:

Castanhas moídas;

Confeitos diversos;

Raspas de chocolate;

Paçoca ou amendoim triturado;

Pedacinhos pequenos de frutas secas.

Se quiser coloque recheio no brigadeiro como, por exemplo, a cereja, morango, porém cuidado porque ao usar frutas a durabilidade diminui e as mesmas poderão soltar líquido.

Caso queira use essências artificiais, e corante alimentício na massa branca. Depois empane nas frutas secas ou utilize raspas de chocolate, limão, laranja, entre outros.

Brigadeiro de Churros


Ingredientes:

01 lata de leite condensado

01 colher (sopa) de manteiga

150 gramas de doce de leite

01 xícara (chá) de açúcar refinado

01 colher (sopa) de canela em pó

Preparo:

Coloque em uma panela, o leite condensado e a manteiga. Cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela.

Unte um refratário, despeje a massa e deixe na geladeira por cerca de uma hora.

O processo desse brigadeiro é o mesmo do brigadeiro trufado pegue um pouco da massa, abra na mão e coloque o doce de leite, depois feche e enrole.

Para finalizar, passe as bolinhas no açúcar e na canela e uma pontinha de doce de leite em cima da bolinha.

Comentários

Postagens mais visitadas