Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o

Os doces franceses mais saborosos



Marisa Fonseca Diniz


Nesta edição especial, vamos aprender a fazer três deliciosos doces franceses de dar água na boca.

Blueberry Violet Eclairs (Receita Original)


Ingredientes:

Massa:

½ xícara (chá) de leite

½ xícara (chá) de água

01 colher (chá) de sal

01 colher (sopa) de açúcar extra fino

07 colheres (sopa) de manteiga sem sal

01 xícara (chá) + 3 colheres (sopa) de farinha de trigo

04 a 05 ovos grandes

Creme

02 colheres (sopa) de açúcar refinado

02 xícaras (chá) de leite integral

01 + 2 colheres (sopa) de açúcar extra fino

02 ovos grandes

04 gemas de ovos grandes

Pitada de sal

01 colher (sopa) de extrato de baunilha

05 colheres (sopa) de amido de milho

Xarope de sabor violeta conforme necessário

02 ½ xícaras (chá) de açúcar refinado

01 colher (sopa) de xarope de milho

04 colheres (sopa) de água

Anilina comestível vermelha

Anilina comestível azul

01 pinta de mirtilos (porção)

Preparo:

Massa

Coloque em uma panela grande, leite, água, sal, açúcar e manteiga e coloque para ferver. Retire do fogo e adicione a farinha, mexa com uma espátula de madeira, volte novamente a panela para o fogo e mexa a mistura por 02 minutos ou até desgrudar do fundo da panela.

Retire a massa do fogo coloque em uma tigela e vá incorporando um de cada vez os 4 a 5 ovos até a massa ficar firme. Pegue um saco de confeiteiro e coloque a massa com uma ponta de aproximadamente 1/3 de polegada de diâmetro e faça bombas com a massa de 8 cm cada. Polvilhe com açúcar extra fino.

Pré-aqueça o forno em 200º C. Coloque a massa sobre papel manteiga em distância uma da outra de 2 cm em uma forma rasa e leve ao fogo para assar. 

Após, 05 minutos abaixo o fogo do forno para 180ºC. Asse até ficar a massa bem assada e dourada por cerca de 40 a 45 minutos. Retire do forno e deixe esfriar de 3 a 4 minutos. Cuidado para não quebrar.

Creme

Coloque em uma panela e leve ao fogo, o leite e 01 colher (sopa) de açúcar.

Em uma tigela bata os ovos, as gemas de ovo, sal e 02 colheres (sopa) restante de açúcar até ficarem grossas e pálidas, cerca de 2 minutos. Adicione baunilha e amido de milho.

Quando o leite chegar a ferver, adicione cerca de ¼  de leite à mistura de gema (da tigela). Bater rapidamente. Despeje a mistura de gema no leite restante na panela e use um batedor enquanto ferve.

Bata vigorosamente para evitar que queime. Quando o creme estiver firme e grosso como pudim retire do fogo. Coloque um pedaço de plástico filme diretamente no creme e coloque a tigela em uma tigela cheia de cubos de gelo para relaxar rapidamente o creme.

Uma vez que o creme esteja morno, adicione sabor violeta ao gosto.

Em ambas as extremidades de éclairs, faça um pequeno buraco com pontos de faca. Se desejado, o creme refrigerado pode ser aromatizado com algumas colheres de sopa de licor de baga ou licor de laranja. Preencha os eclairs com creme, recheie delicadamente para não quebrar a massa das bombas.

Misture o açúcar em pó restante com xarope de milho e água em uma tigela o suficiente para que os eclairs sejam mergulhados.

Adicione 02 gotas de cor vermelha e 01 gota azul. Se necessário, repita a mesma proporção para obter a profundidade de cor correta.

Coloque o éclair sobre uma bandeja de servir e coloque alguns mirtilos na superfície antes que a cobertura seque ao toque.

Mantenha os eclairs refrigerados.

Macarons (Receita Original)


Ingredientes:

2/3 xícara (chá) de amêndoa ou amêndoas moídas

01 ½  xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

03 grandes claras de ovos, temperatura ambiente

05 colheres (sopa) de açúcar cristal

01 colher (chá) de extrato de baunilha

Preparo:

Pré-aqueça o forno a 150ºC e coloque 02 formas na parte inferior do forno. Coloque papel manteiga. Se você tiver tempo, desenhe círculos de 02 cm na parte de trás de cada folha, espaçando os círculos pelo menos 01 cm de distância.

Coloque as claras de ovos na tigela da batedeira e comece a bater em velocidade alta. Quando as claras estiverem espumosas, adicione gradualmente açúcar granulado 1 colher de sopa por vez até ser totalmente incorporado. Continue a bater a mistura de clara de ovo até formar picos brilhantes e rígidos quando levantar as pás da batedeira. Adicione o extrato de baunilha e misture bem.

Adicione metade da mistura de amêndoas peneirada e misture delicadamente ao merengue usando uma espátula de silicone flexível. Levante de baixo, em torno dos lados, e em direção ao meio, tendo o cuidado de não sobrecarregar o merengue e perder muito ar. Uma vez que a mistura de amêndoas é predominantemente incorporada, adicione a segunda metade e repita o movimento de dobramento.

Repita de 10 a 15 vezes (ou mais, dependendo da força do braço e da textura inicial da sua massa) até que a massa fique bem firme continuamente volteando na tigela quando você a colher com a espátula. Pense na consistência da lava derretida. Para obter os melhores resultados, perfure a massa algumas vezes, verifique a consistência, depois perfure algumas vezes mais. Não faça a massa ficar escorrendo ou os macarons não irão se elevar como devem.

Depois de pronta, coloque a massa em um saco de confeiteiro com uma ponteira de 0,4 polegada. Aperte bem a parte superior do saco para evitar o excesso de vazamento.

No papel manteiga (nas formas que irão ao forno) faça círculos de 2 cm com a massa (de acordo com os círculos que você desenhou no papel manteiga).

Segurando a assadeira em ambas as mãos, mexa cada assadeira firmemente no balcão duas ou três vezes. Isso suaviza os tops e ajuda a formar fundo dos macarons.

Deixe a massa descansar por 15 minutos. Os macarons devem formar uma crosta muito fina e lisa onde, se você tocar com força seu dedo, a massa não irá furar. Se, após 15 minutos, a massa ainda estiver pegajosa, deixe secar por mais tempo. Isso pode demorar até uma hora em dias úmidos.

Coloque as pastilhas no forno e asse por 15 a 18 minutos. Após os primeiros 2 minutos, abra o forno para permitir que o excesso de umidade escape. No meio do caminho, troque os racks do forno e gire as folhas para assar melhor. Retire-os do forno e deixe esfriar sobre uma assadeira colocada em uma grade.

Quando estiver totalmente frio, monte os macarons com a escolha do recheio, que pode ser creme de chocolate, doce de leite, doce de chocolate com amêndoas. Depois, dos macarons montados podem ser armazenados em um recipiente hermético na geladeira por até uma semana.


Mont Blanc Cake (Receita Original)



Ingredientes:


Merengues

04 ovos temperatura ambiente

0,6 g de sal

0,4 g de creme tártaro

185 g de açúcar

3,75 ml de baunilha

Purê de Castanhas

1,4 kg de purê de castanhas

880 g de vanilla

175 ml de água

65 g de açúcar

Creme

350 ml creme de leite

12 a 25 g de açúcar

5 ml de baunilha

01 ovo em temperatura ambiente

Preparo:

Merengue

Em uma tigela grande, bata as claras com sal até espumar.

Adicione creme de tártaro e bata até formar picos macios.

Bata 25 g de açúcar até que a mistura mantenha longos picos rígidos quando as pás da batedeira forem levantadas.

Adicione o açúcar e a baunilha remanescentes.

Coloque a mistura em um saco de confeiteiro com bico de 1,25 cm. Coloque sobre uma forma untada papel manteiga e colque pequenas porções de merengue e leve em fogo pré-aquecido 190ºC para assar durante 1 hora para que os merengues fiquem firme ao toque.

Depois, de assados transfira os merengues para uma forma e deixe esfriar.

Purê de Castanha

Retire as cascas das castanhas frescas usando uma faca pequena e afiada e deixando a pele interior.

Pré-aqueça o forno a 190 ° C.

Coloque as castanhas em uma forma e asse por 10 a 15 minutos, ou até a pele secar e descascar facilmente.

Esfregue as castanhas com um pano áspero para remover as peles.

Coloque as castanhas descascadas na panela com  baunilha e água até cobri-las e leve para ferver em fogo alto.

Diminua o fogo, tampe a panela e deixe ferver 25 a 30 minutos até ficarem macias. Escorra o líquido e coloque as castanhas no processador até que fique em forma de purê.

Brevemente, ferva juntos 175 ml de água e açúcar para fazer xarope de açúcar fino, em seguida, coloque-o para esfriar.

Bata o xarope com o purê de castanha para torná-lo fino o suficiente para passar pelo saco de confeiteiro, mas ainda suficientemente grosso para manter sua forma.

Coloque no saco de confeiteiro com bico de 0,3 cm o purê de castanha.

Creme

Bata o creme até ficar duro e depois adicione o açúcar ao sabor e a baunilha.

Bata o ovo branco na tigela separada até formar picos rígidos e depois incorpore ao creme.

Coloque a mistura de creme no saco de confeiteira com ponta de estrela.

Arruma os merengues no prato de servir e purê de castanha em forma de ninho de pássaro ao redor da borda do merengue.

Polvilhe o açúcar de confeiteiro no Mont Blanc e deixe descansar até servir.

Comentários

Postagens mais visitadas