Repelente de citronela caseiro



No verão, os seres humanos viram alvo perfeito dos mosquitos, incluindo o Aedes aegypti, a mosca, piolhos, pulgas e as formigas. Um bom repelente químico nesta época do ano pode custar de R$ 10,00 a quase R$ 70,00 dependendo da marca do produto e da região onde são comercializados.


O repelente caseiro pode ser uma boa opção para as pessoas que não dispõem de muito dinheiro para gastar, mas necessitam se proteger destas pragas. 


A citronela, Cymbopogon nardus ou Cymbopogon winterianus é uma planta medicinal com propriedades repelentes para insetos, além de ser bactericida, calmante e aromatizante muito utilizada na produção de cosméticos.


Para fazer um REPELENTE CASEIRO DE CITRONELA, você vai precisar de:

150 ml de glicerina líquida

150 ml de tintura de citronela

350 ml de álcool

350 ml de água

Misture todos os ingredientes e armazene-os em um recipiente escuro. O repelente caseiro deverá ser passado na pele sempre que a pessoa estiver em lugares com risco de água parada, falta de saneamento básico, mata ou em qualquer outro local em que estiver em contato com qualquer tipo de inseto.

O repelente caseiro pode ser utilizado em crianças, adultos e gestantes, e deve ser aplicado de 3 em 3 horas.


O efeito repelente da citronela também pode ser utilizado na LIMPEZA de calçadas, janelas e no chão, basta apenas fazer um chá com as folhas da planta e aplicar diretamente nestes locais.


As VELAS feitas de citronela também são excelentes como repelentes. Aprenda a fazer as velas caseiras:

Parafina

Formas para moldar as velas

Essência de citronela

Panela para derreter a parafina

Colher de pau para mexer a mistura

Pavios com parafina

Luvas descartáveis

Para preparar você vai começar derretendo a parafina em uma panela, depois de derretida coloque uma parte da essência. Use para cada 10 partes da parafina 1 parte de essência. Misture bem. Coloque a parafina no molde das velas com o pavio no meio.

Deixe as velas secarem por 24 horas e depois desenforme dando pequenas batidas no fundo do molde para soltar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário