Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o

Aprenda a fazer Chutney



Com certeza você já ouviu falar sobre molhos feitos com pedaços de frutas, legumes e pimenta de origem indiana com sabor agridoce  mais conhecidos como chutney excelente acompanhamento de carnes, antepastos ou como entrada. O forte sabor da pimenta no chutney pode ser suavizado preparando-o com açúcar e gengibre.

A média de preço de um pote de 160 ml pode variar entre 10,00 e 30,00 dependendo da região e do fabricante, portanto não gaste dinheiro faça você mesmo este molho saboroso, pois o preparo é fácil e barato.

Aproveite as cinco receitas de chutney disponíveis abaixo e prepare o seu. 
Todas as receitas podem ser substituídas por açúcar diet de forno e fogão.

Chutney de Banana



Ingredientes:

01 xícara (chá) de bananas maduras esmagadas com um garfo

01 colher (sopa) de uva passa sem semente

02 colheres (sopa) cebola bem picadinha

01 colher (chá) de gengibre bem picado

40 ml de aceto balsâmico

¼ xícara (chá) de açúcar mascavo

01 colher (chá) de vinagre de maçã

01 pedaço de canela em pau

04 cravos da índia

01 pitada de canela em pó

01 pitada de noz moscada

Pimenta do reino moída na hora

Sal

Preparo:

Reserve as bananas esmagadas. Em uma panela coloque todos os outros ingredientes e leve ao fogo até obter um molho aromático. Adicione a banana mexendo de vez em quando em fogo baixo até obter um doce mole (tipo geleia).

Deixe esfriar e guarde em um vidro esterilizado.

Sirva com pães, queijos e carnes, antes de servir  polvilhe canela em pó sobre o chutney.

Chutney de Manga



Ingredientes:

01 manga grande e madura em cubinhos

01 colher (sopa) de açúcar

½ cebola pequena bem picadinha

01 fio de óleo de canola

02 colheres (sopa) de açúcar

01 colher (sopa) de vinagre de vinho branco

01 pitada de gengibre ralado

01 pitada de pimenta dedo de moça picadinha (sem semente)

Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Em uma panela despeje um fio de óleo e refogue a cebola, adicione uma colher de açúcar para caramelizar. Em seguida adicione o gengibre, a pimenta dedo de moça e a manga, misture bem e acrescente o vinagre. Tempere com sal e pimenta e deixe apurar por 10 minutinhos.

Acrescente mais duas colheres de açúcar e deixe apurar por mais 5 minutos. Desligue o fogo e despeje nos potinhos de vidro para servir.

Chutney de Maçã e Passas



Ingredientes:

450g de maçãs sem casca e sem sementes cortada em quatro e em pedaços pequenos

200g de passas brancas

200g de açúcar mascavo

01 colher (café) de gengibre ralado

½ colher (café) de sal fino

01 cebola grande finamente fatiada

300ml de vinagre de cidra ou maçã

Preparo:

Coloque as maçãs em uma tigela  junte as cebolas, as passas, o açúcar, o sal, o gengibre e o vinagre. Deixe repousar por 1 hora.

Transfira o conteúdo da tigela para uma panela de fundo grosso, mexa delicadamente e deixe ferver em fogo médio. Depois abaixe o fogo e deixe cozinhar durante 2horas e 30minutos. Mexendo devagar regularmente.

Deixe esfriar por cerca de 20 minutos e coloque em potes de vidro esterilizados, feche e vire os potes de cabeça pra baixo para sair todo ar. O chutney ficará ainda mais gostoso depois de 15 dias e guardado na geladeira pode durar um ano.

Chutney de Abacaxi


Ingredientes:


1 1/2 xícara (chá) de vinagre de maçã

01 xícara (chá) de açucar

06 cravos

01 pau de canela

03 xícaras (chá) de abacaxi picado

01 colher (sopa) de gengibre ralado

01 colher (café) de pimenta do reino branca

Preparo:

Numa panela antiaderente coloque o vinagre e o açúcar, mexa bem até diluir bem todo açúcar sem deixar que ferva. Em seguida coloque o restante dos ingredientes e ao estarem todos incorporados abaixe o fogo e deixe cozinhar por 45 minutos, mexendo de vez em quando.

Quando o fundo da panela começar a aparecer e a cor do abacaxi ficar dourado, o chutney está pronto. Desligue e depois de frio coloque em potes de vidro.

Chutney de Ameixa e Vinho do Porto


Ingredientes:

250g de ameixas sem caroço

01 cebola

30g de passas

01 colher (chá) de gengibre fresco picado

01 colher (chá) de sementes pretas de mostarda

01 colher (café) de cominhos

01 colher (café) de páprica doce

01 colher (café) de pimenta malagueta moída

190ml de vinagre de vinho branco

25ml de vinho do porto

250g de açúcar cristal

01 colher (sopa) de açúcar mascavado escuro

01 pitada de sal

Preparo:

Pique as ameixas em pedaços bem pequenos assim como a cebola. Numa panela coloque a mistura de ameixas, a cebola e os demais ingredientes com a exceção dos açúcares e do sal. Mexa bem e coloque em fogo médio até levantar fervura. Tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos até as ameixas ficarem macias.

Acrescente os açúcares e o sal e mexa bem até tudo estar dissolvido. Deixe cozinhar cerca de 30 minutos com a panela destampada em fogo médio mexendo de vez em quando. Quando estiver em ponto de compota o chutney está pronto.

Coloque o chutney num frasco esterilizado, feche bem e vire de cabeça para baixo para criar um vácuo natural. Guarde durante 2 semanas antes de servir.
Ideal como acompanhamento de carnes, especialmente carne de porco e queijos.


Comentários

Postagens mais visitadas