Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o

Como fazer cerveja caseira



Neste artigo, vamos explicar como fazer cerveja em casa. O verão está aí e nada melhor do que fazer o preparo da sua própria bebida ou dos amigos e até vender, sem precisar gastar muito para isso. Os quatro elementos básicos para fazer cerveja são os seguintes: lúpulo, grãos ou extrato de malte, fermento e água.

Há dois tipos diferentes de cerveja, a saber: lager e ale. A diferença básica entre elas é o tipo de levedura usado durante o processo de fermentação, sendo o fermento lager indicado para temperaturas frias e a ale para temperaturas altas.


Equipamentos necessários:

Fermentador

Airlock

Panela

Queimador

Sifão com tubulação

Hidrômetro

Termômetro

Resfriador de mosto

Ingredientes:

5 kg de Malte Château Pilseng

24 g de Lúpulo Spalt Select 5,4% Ácido Alfa

18 litros de água para adicionar o malte      

20 litros de água para Extração do Extrato Residual

11,5 g de fermento Alta Fermentação cepa S-04 sachet

Preparo:

Moer os 5 kg de Malte. Para tanto utilizar um moinho de disco, ou preferencialmente moinho de rolo recartilhado. Abrir o grão de malte para expor o amido sem prejudicar a casca do malte, porque a casca triturada dificulta a filtração do mosto.

Pesar 24 g de Lúpulo. Aquecer 18 litros de água até 68ºC em uma panela de inox ou alumínio. Preparar mais 20 litros de água em outra panela e aquecer até 76ºC.

Mosturação

​Adicionar o malte moído lentamente aos 18 litros de água a 68ºC agitando com uma colher de polietileno sem deixar formar grumos. No final a temperatura deve ficar próximo aos 65ºC.

Deixe esta mistura descansar durante 80 minutos com a panela tapada. Se a temperatura baixar para 63ºC aquecer em uma boca do fogão, fogo baixo, até a temperatura atingir os 65ºC-66ºC novamente. Use sempre o termômetro para atingir as temperaturas corretas.

Toda a vez que aquecer a mistura deve agitá-la para obter uma leitura mais precisa no termômetro. Atingindo a temperatura, desligue novamente o fogo.
Antes de completar os 80 minutos fazer o teste de iodo. Com a colher que utilizou para agitar o mosto molhar a mesma dentro da mistura malte e água, pingue algumas gotas sobre um prato de porcelana branco. Depois, pegue o frasco do iodo 2% e pingue uma gota sobre o mosto que foi colocado no prato. Se a coloração for amarelo ouro, após os 80 minutos, prosseguir com a receita aquecendo até 76°C se ainda estiver apresentando vestígios ou até coloração forte de uma cor roxa a mistura deverá ficar mais alguns minutos na temperatura de 65°C.

Após estes 80 minutos elevar a temperatura para 76ºC em 5 minutos sempre agitando com a colher. Não suba bruscamente a temperatura. Se depois deste tempo permanecer a cor roxa interromper o processo. As causas desse problema podem ser as seguintes:

Falhas na moagem do malte;

Termômetro descalibrado;

Temperatura da mistura subiu no inicio acima dos 76°C o que desativou as enzimas.

Aos 76ºC deixar descansando mais 10 minutos com a panela tapada.

Filtração

​Passar a mistura (malte + água) através de um saco branco duplo (sacos alvejados e esterilizados).

Aqui poderá ser utilizada também uma panela com um fundo falso. Neste caso deve-se colocar água a 76°C no fundo da panela até começar a sair pelos furos do fundo falso.

Quando utilizar panela com fundo falso, filtrar inicialmente o mosto primário (= primeiro mosto). Volume de ± 11-13 litros e densidade de ± 1.066 - 16,14° Plato.

Para facilitar a extração do açúcar residual contido ainda no bolo de bagaço, faça cortes no estilo "pizza xadrez".

Adicione os primeiros 10 litros do total de 20 a 76°C. Procedimento conforme manual da panela de filtração. Os 10 litros filtrados nesta etapa são misturados com o mosto primário já filtrado.

Repita todo o procedimento com os outros 10 litros de água. Adicionar estes 10 litros ao restante do mosto já filtrado.

No caso do uso de um saco branco após filtração do primeiro mosto, adicione todos os 20 litros de água a 76°C em uma só vez.

Misturar todo o mosto contido na panela de fervura que deverá ficar com densidade de 1.044.

Fervura do Mosto

​Levar o mosto filtrado a Fervura intensa em uma panela. Quando iniciar a fervura adicione o lúpulo. Aos 55 minutos de fervura adicione uma pastilha whirlfloc para 25 litros ou 01 grama quando for granulado.  Ferver intensamente durante os 70 Minutos.

Depois desligue o fogo verificar o volume do mosto na panela e determinar a densidade que devera ser em torno de 1,050.

Após as medições de densidade e volume com auxilio da colher provocar uma agitação no mosto como se dissolve o açúcar na xícara de chá. Com boa intensidade até formar um redemoinho.

Deixar descansar por 20 Minutos com a panela tampada, depois extrair com sistema Sifão com tubulação. Passar o mosto fervido de uma panela para outra ou direto para o fermentador começando a sugar o mosto que está no nível superior da panela.

Fervura do Mosto

​Levar o mosto filtrado para a fervura intensa em uma panela, quando iniciar a fervura adicionar o lúpulo, aos 55 minutos de fervura adicionar uma pastilha whirlfloc para 25 litros ou 01 grama quando for granulado, ferver intensamente durante os 70 Minutos.

Depois, desligar o fogo e verificar o volume do mosto na panela e determinar a densidade que devera ser em torno de 1,050.

Após as medições de densidade e volume com auxilio da colher provocar uma agitação no mosto como se dissolve o açúcar na xícara de chá. Com boa intensidade até formar um redemoinho. Deixar descansar por 20 Minutos com a panela tampada.

Depois extrair com sistema Sifão (encher a mangueira com água antes para dar inicio ao sistema sifão, pois se fizer sucção com a boca há risco de queimaduras).

Passar o mosto fervido de uma panela para outra ou direto para o fermentador começando a sugar o mosto que está no nível superior da panela.

Resfriamento

​O mosto límpido retirado por cima, deve ser resfriado através do banho-maria ou serpentina até uma temperatura de 20ºC. Utilizar gelo para o resfriamento ser mais rápido.

Quando estiver se aproximando da temperatura desejada, agitar bem com uma colher esterilizada para oxigenar o mosto. Adicionar o fermento preparado conforme instrução no recipiente que será utilizado para fermentar, e derramar o mosto resfriado sobre ele. Caso já tenha colocado o mosto no fermentador adicionar o fermento por cima e homogeneizar mosto + fermento.

Fermentação

​O fermentador poderá ser um recipiente de água mineral ou com balde plástico alimentício com tampa. Colocar uma tampa no fermentador e lacrar bem, no centro desta tampa faça um furo justo para encaixar uma mangueira plástica fina, a outra extremidade colocar dentro de uma garrafa transparente com água ou álcool ou utilize um Airlock.

As borbulhas que irão se formar nesta garrafa indicarão que a cerveja esta fermentando. O fermentador deverá ficar posicionado num lugar onde a temperatura ambiente seja em torno de 20 a 23ºC. O tempo de fermentação normalmente é de 6 dias.

Outra forma de saber se a fermentação chegou ao fim é determinando a densidade que deverá ficar em torno de 1,010. Com temperaturas mais baixas o tempo de fermentação poderá levar mais dias.

Maturação

A maturação da cerveja pode ser feita de duas formas:                        

Barril



Quando praticamente não estiverem saindo mais bolhas de gás através da mangueira plástica fina está na hora da interromper a fermentação. Com um barril de 20 litros ou 2 barris x10 litros, sem o tubo sifão, previamente lavados e esterilizados com água quente.

Para 20 litros colocar 100 gramas de açúcar refinado no barril e transferir a cerveja do fermentador para o barril pelo sistema sifão fazendo com que a extremidade de saída fique submersa até o fundo do barril para evitar espuma.

Para forçar o sistema sifão encher a mangueira com água. Logo coloque um pouco de cerveja no barril interrompa o fluxo quebrando a mangueira plástica. Agite o barril para dissolver bem o açúcar. Continue com o enchimento até completar os barris selecionados. Feche o barril com o tubo Sifão mantendo o barril na temperatura ambiente 20ºC a 23 ºC durante 4 a 5 dias.

Durante este período deve controlar através de um monômetro adaptado na válvula extratora que a pressão atinja de 2,0 a 2,5 Kg/cm3. Depois coloque o barril em uma geladeira normal a uma temperatura de 5-8°C durante 10 a 15 dias.O barril está pronto para ser ligado a uma chopeira e ser servido.

Garrafa


Procedimento igual ao Barril utiliza-se garrafas de vidro próprias para cerveja com bocal para rolha metálica, garrafas previamente lavadas e esterilizadas.


A cada 1 litro de cerveja colocar 5 gramas de açúcar. Extrair a cerveja do fermentador novamente com mangueira pelo sistema sifão. Se o fermentador tiver uma torneira adaptar uma mangueira (previamente limpa e esterilizada) na saída da torneira.

Colocar uma pequena quantidade e agitar para dissolver o açúcar, completar com cerveja até o nível. A mangueira deve ir até o fundo da garrafa para evitar espuma. Tampar bem as garrafas.

Manter as garrafas na temperatura ambiente 20 ºC a 23 ºC até a garrafa piloto atingir uma pressão de 2,0 a 2,5Kg/cm3. Só então colocar as garrafas na geladeira a uma temperatura de 5ºC a 8 ºC durante 10 a 15 dias. A cerveja estará pronta para ser consumida.

Comentários

Postagens mais visitadas