Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o

Como fazer um planejamento financeiro


Marisa Fonseca Diniz



Todo mundo sabe que o brasileiro não é um expert quando o assunto é planejamento ou orçamento pessoal e familiar. Começo do ano é uma loucura, pois há diversas despesas a serem pagas e sem um bom planejamento qualquer pessoa pode se atrapalhar e não conseguir pagar as despesas que pesam no bolso e gerar várias dívidas no decorrer do ano. Neste artigo vou ensinar a importância de se fazer um bom planejamento financeiro e como guardar dinheiro no final do mês ganhando apenas um salário mínimo.

Com certeza todos já viram diversos vídeos na internet ou leram artigos dizendo como é fácil economizar dinheiro quando os ganhos mensais superam os 5 mil reais, mas dificilmente irão encontrar algum vídeo ou artigo dizendo como economizar ganhando um salário mínimo no Brasil, que diga-se de passagem é um valor irrisório, principalmente para quem vive nos grandes centros urbanos, onde o custo de vida é bem alto.


Primeiramente tenham em mente que o princípio da educação financeira é saber como “ganhar, gastar, poupar e investir” seu dinheiro para melhorar sua qualidade de vida. O planejamento financeiro deve ser baseado nos ganhos e gastos financeiros mensais de maneira disciplinada.



Vamos aprender a fazer detalhadamente um bom planejamento orçamentário baseado no ganho de um salário mínimo mensal por pessoa, portanto se uma família for composta por cinco pessoas, sendo que o pai e a mãe são os únicos que trabalham, a renda de ambos deverá ser somada.

Porém, neste exemplo abaixo contaremos apenas com a renda de uma única pessoa que ganha um s.m. mensalmente e que mora em um quarto alugado em uma pensão, algo bem simples de entender.

CUSTOS (DESPESAS)



Definir os principais custos fixos: custos fixos são aqueles que fazem do seu dia-a-dia, tais como água, luz, telefone, aluguel, alimentação, entre outros.

Definir os gastos esporádicos: são aqueles gastos esporádicos, tais como vestuário, lazer, medicamentos, etc.

Elabore uma planilha, conforme a figura abaixo, e adicione os seguintes dados:



GANHOS (RECEITAS)



As receitas são todos os ganhos financeiros obtidos no mês, tais como: salário, pensão, bolsa-família, entre outros.

Vamos ao exemplo:

Gastos/Despesas:

Despesas
Valor
Aluguel Moradia
300,00
Alimentação
200,00
Internet
50,00
Saúde
55,00
Transporte
140,00
Vestuário
65,00
Outras Despesas
90,00
Total
900,00

Receitas:

Salário Mensal = 1000,00 (neste caso, arredondamos o valor do s.m.)

Receitas – Despesas = 1000,00 – 900,00 = 100,00




Estes 100,00 podem ser guardados todo mês na caderneta de poupança, ou seja, este valor a ser poupado no final de 12 meses será de 1200,00 + o rendimento (em torno de 150,00). Poupe para poder investir ao longo prazo!

Comentários

Postagens mais visitadas