Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o

Vivendo de marmita



Em tempos de dinheiro curto é comum presenciarmos pessoas levando marmitas para o trabalho, escola e eventos. As marmitas ou quentinhas são pequenas porções de comida que podem ser transportadas em potes plásticos, de vidro ou embalagens metálicas.

A vantagem de levar marmita é que, além de economizar um bom dinheiro as pessoas podem comer uma comida muito mais saudável, e esquentá-la tanto em forno micro-ondas, em banho-maria ou até em suportes elétricos. A comida preparada em casa é feita com alimentos de qualidade, onde a higiene é um dos principais itens na sua preparação.

O valor a ser gasto preparando uma marmita é bem menor do que o dinheiro gasto comendo em restaurantes. Apesar de algumas pessoas terem a cultura de que, quem leva marmita é pobre, saiba que em alguns países quem leva marmita é a pessoa que preza por sua saúde sem gastar muito.

Neste artigo, nós do Se Virando Sem Grana apresentamos algumas sugestões de modelo de marmita, orientações sobre o tipo de comida a ser levado na marmita, além de cardápios rápidos e saudáveis para levar na marmita.

Sempre adquira marmitas com divisórias, pois além de práticas, não misturam o gosto das porções. As marmitas de plástico são as melhores para esquentar em micro-ondas e banho-maria, aquecem a comida por igual e não deixam gosto. As marmitas de vidro são ótimas para levar macarrão, porém o problema é que ao serem transportadas podem cair causando cortes em quem as carrega. As marmitas de metal só podem ser aquecidas em banho-maria ou no fogão.

Uma dica interessante é que algumas marmitas plásticas ficam com cheiro de comida mesmo depois de lavadas, para tirar o cheiro de comida basta pingar algumas gotinhas de limão ou vinagre branco logo depois da lavagem e deixar agir por alguns minutos. Assim não ficará nem cheiro e nem gosto ruim na comida e nem nas marmitas.

Quando pensamos em marmitas sempre nos vem àquela dúvida do que preparar para levar de almoço. A maioria das pessoas aproveitam as sobras do jantar do dia anterior para fazer uma marmita para o almoço, mas nem sempre ao reaquecer a mistura fica apetitosa.

As porções podem ser feitas no mês anterior e congeladas, a dica é sempre deixá-las etiquetadas com a descrição das porções. As marmitas devem ser retiradas do congelador na noite do dia anterior, assim quando forem aquecidas, não terão o problema de ter partes da comida geladas ou congeladas.

Ao colocar arroz e feijão na marmita, coloque o feijão no fundo e o arroz por cima, pois quando aquecida a mistura ficará molhadinha e mais saborosa, do contrário o feijão seca e o arroz fica sem sabor. O purê deve sempre ficar no fundo para que o aquecimento fique por igual.

As marmitas podem ser preparadas um dia antes ou até mesmo serem congeladas, mas nem tudo fica gostoso na marmita, por isso é importante saber primeiro quais os alimentos NÃO  são recomendados para se colocar nas marmitas. 







Os alimentos recomendados para levar na marmita são os seguintes:


Sugestões de Cardápio


As sugestões podem ser acompanhadas de salada, sempre em potes a parte das demais refeições. Nunca congele saladas, melhor se feitas no dia anterior e temperadas no dia seguinte com limão, azeite/óleo de milho e sal. Aqui deixamos 8 receitas simples, econômicas e saborosas de cardápios para marmitas.

Arroz com Mandioquinha


Ingredientes:

02 xícaras (chá) de arroz lavado

01 xícara (chá) de mandioquinha crua ralada grosseiramente

 ½ cebola ralada

01 colher (sopa) de óleo de milho

Sal a gosto       

04 xícaras (chá) de água quente

Preparo:

Em uma panela coloque a cebola e o óleo e misture bem até que doure em fogo baixo. Acrescente a mandioquinha ralada até dar uma boa abafada, em seguida coloque o arroz lavado e o sal a gosto, e misture bem. Por último coloque a água quente até cobrir todo o arroz e deixe cozinhar. Quando o arroz tiver sequinho desligue o fogo. Deixe esfriar o arroz antes de colocar na marmita.

Purê de Abobora


Ingredientes:

02 xícaras (chá) de abóbora japonesa

01 colher (sopa) de margarina

01 xícara (chá) de leite integral

01 colher (sopa) de cheiro verde picado

Sal a gosto

Preparo:

Cozinhe as abóboras em água até ficarem bem moles. Desligue o fogo e escorra a água, aproveite a mesma panela e amasse a abóbora. Em seguida, coloque a margarina, o leite, e o cheiro verde misture bem até ficar com aparência de purê. Por último tempere com sal a gosto.

Tiras de Bife Acebolado


Ingredientes:

200 g de bife de contra filé cortados em tiras

01 cebola média cortada em rodelas

01 tomate maduro cortado em rodelas e sem sementes

01 colher (sopa) de cheiro verde picado

01 colher (sopa) de óleo de milho

Sal a gosto

Preparo:

Em uma frigideira coloque o óleo para aquecer, coloque as tiras de bife e deixe fritar, sempre mexendo bem. Os bifes soltarão água e quando estiverem no ponto, acrescente as cebolas, os tomates em rodelas e o sal, mexa bem até ficarem abafados. Desligue e salpique cheiro verde na mistura.

Salada Completa

Ingredientes:

01 xícara (chá) de alface picada

½ tomate cortado em fatias

02 colheres (sopa) de milho verde em lata

02 colheres (sopa) de ervilha em lata

02 fatias de presunto magro picados

02 fatias de queijo mussarela picados

½ cebola cortada em rodelas

Preparo:

Misture tudo e tempere com 02 colheres (sopa) de suco de limão, 01 colher (sopa) de azeite ou óleo de milho e sal a gosto.

Barreado

Ingredientes:

1,5 kg de coxão duro

100g de bacon em tiras finas

01 e ½ cebolas médias cortadas

½ copo americano de vinagre

½ copo americano de óleo de soja

04 dentes de alho cortados ao meio

04 tomates sem semente

½ maço de cebolinha

½ maço de salsinha

01 colher (chá) rasas de cominho em pó

01 colher rasa (sopa) de sal

02 copos americanos de água

02 folhas de louro

04 xícaras (chá) de farinha de mandioca

Preparo:

Forre o fundo de um caldeirão de barro com bacon. Coloque uma camada de carne cortada em cubos (2 cm), um punhado de cebolinha e outro de salsinha picada, alguns dentes de alho e cominho. Faça mais camadas.

Bata no liquidificador os tomates com a água e coe. Misture com óleo e o vinagre sobre a carne. Coloque as folhas de louro.

Para vedar a panela, faça uma pasta de farinha de mandioca e água. Coloque a tampa na panela. Cozinhe por no mínimo 12 horas em fogo baixo. Não deixe o ar escapar, deixando sempre a pasta de farinha de mandioca nos buracos que se formarem.  Sirva com farinha e bananas grelhadas ou cruas a parte.

Strogonofe de Soja 


Ingredientes:

01 ½ xícara (chá) de proteína texturizada de soja – PTS

02 litros de água morna para hidratar a PTS

½ colher (sopa) de azeite

06 tomates maduros e sem sementes batidos no liquidificador

01 colher (chá) de sal

01 dente de alho picado

01 cebola picada

02 xícaras (chá) de água

½ colher (chá) de mel

½ colher (sopa) de molho inglês vegetariano

½ colher (sopa) de mostarda

½ colher (sopa) de maisena

50 g de champignons

01 xícara (chá) de palmito picado

01 ½ xícara (chá) de leite de soja

Preparo:

Hidrate a PTS na água morna por 15 minutos, escorra e aperte bem a PTS com as mãos para que saia toda a água. Reserve.

Coloque o azeite numa panela e refogue a cebola, o alho, os tomates batidos e o sal. Em seguida junte a água e a PTS hidrata e deixe cozinhar por 20 minutos.

Dissolva a maisena em um pouco de caldo de tomate e retorne à panela.

Acrescente o molho inglês, a mostarda, o mel, o palmito e os champignons. Deixe cozinhar até engrossar por uns 5 minutos.

Retire a panela do fogo e acrescente o leite de soja, mexa bem e coloque na marmita em seguida. Acompanha arroz integral.

Lasanha Vegetariana


Ingredientes:

½ berinjela cortada em rodelas

01 ½ colher (sopa) de azeite

01 dente de alho amassado

½ cebola cortada em rodelas

01 pimentão amarelo sem sementes cortado em rodelas

125 g de cogumelos cortados em lâminas

01 talo de aipo cortado em rodelas

01 tomate picado

150 ml de purê de tomate

01 colher (sopa) de cheiro verde picado

04 folhas de lasanha verde pré-cozida

Sal e pimenta a gosto

Preparo:

Coloque as rodelas de berinjela numa tigela e polvilhe com sal e reserve por 20 minutos. Enxágue com água fria, escorra e reserve. Aqueça o azeite numa frigideira e doure o alho e a cebola durante 2 minutos. Junte o pimentão, o cogumelo, o aipo e deixe cozinhar sempre mexendo por 3 minutos. Junte  cheiro verde e cozinhe por mais 1 minuto.

Adicione os tomates, o sal e a pimenta a gosto e reserve. Faça um molho vermelho de sua preferência e monte a lasanha da seguinte maneira: molho, lasanha e a mistura de legumes até dar duas camadas. Leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos em forno médio.

Picadinho à Moda Mineira


Ingredientes:

01 kg de acém

01 litro de água

01 cebola média

01 cenoura

01 batata

01 colher (sopa) de óleo

Champignon a gosto

Cebolinha e salsinha a gosto

Sal, alho e pimenta-do-reino a gosto

Preparo:

Corte o acém em cubos grandes e tempere. Coloque em uma panela de pressão o óleo e a cebola. Refogue e deixe dourar. Acrescente em seguida o acém e deixe até a água secar. Quando começar a fritar, coloque a cenoura, a batata, e um litro de água. Deixe na panela de pressão cozinhando por pelo menos 30 minutos

Retire o acém e bata o restante no liquidificador. Volte tudo à panela e adicione o champignon, a cebolinha e a salsinha. Sirva em seguida.







































Comentários

Postagens mais visitadas