Aprenda a fazer: “Linguiça caseira”



Em épocas de escassez de dinheiro a melhor coisa é fazer alguns tipos de embutidos em casa, e hoje vamos aprender como fazer linguiça, seja ela defumada ou não. Vamos as variedades e receitas:

Linguiça Caseira:

Ingredientes:

·        3,5 kg de coxão mole limpo
·        700 g de toucinho de porco sem pele
·        02 copos de água gelada
·        04 dentes de alho
·        03 colheres (sopa) de sal
·        06 pimentas bolinhas sem sementes
·        01 pimenta dedo de moça sem sementes
·        01 colher (chá) de glutamato de monossódio
·        01 colher (sopa) de mistura de temperos: urucum, coentro, pimenta-do-reino, alho e cebola
·        01 maço de salsa picada
·        Tripa desidratada e fresca

Preparo:

Corte a carne e o toucinho e cubos de mais ou menos 2 cm e passe as carnes juntas pelo moedor grosseiramente. Adicione 02 copos de água gelada e tempere com uma pasta feita de alho, sal, pimentas, glutamato de monossódio, a mistura de temperos misture bem até dar liga e por último misture o maço de salsa picada.

Deixe a carne descansar por 4 horas na geladeira tampada com filme plástico para evitar que o cheiro se espalhe pela geladeira.

Prepare a tripa desidratada na espessura que quiser, lave em água corrente por dentro e por fora e deixe de molho por 30 minutos e enxágue muito bem com água e vinagre.

Para encher as linguiças use um funil largo e empurre com o fundo da colher de pau, dê um nó simples na ponta da tripa, faça um furo com um palito de dente para o ar sair. Se estourar, corte a tripa com sobra e amarre a ponto com um nó.

A linguiça pode ser feita em gomos ou inteira. Caso prefira poderá substituir o coxão mole pelo pernil.

Caso queira defumar a linguiça pendure as linguiças inteiras em um varal de madeira e deixe em cima de um defumador ou forno de lenha ou churrasqueira de 04 a 06 horas defumando.




Nenhum comentário:

Postar um comentário