Forno e fogão


Marisa Fonseca Diniz



Os apaixonados por cozinha vão adorar as receitas e as ideias de como começar um negócio fazendo o que tanto gostam. Não podemos negar que, em épocas de crise financeira as pessoas nunca deixam de comer. Algumas podem até deixar de ir almoçar ou jantar em alguns restaurantes de sua preferência, mas não deixam a alimentação de lado.

Os pratos mais rentáveis e nutritivos são aqueles feitos com frutas, verduras e legumes de época, tais como caqui, ameixa, goiaba, figo, mamão, abacate, abacaxi, pera, pêssego, manga, beterraba, mandioca, milho verde, vagem, banana, laranja, maçã e mexerica dos meses fevereiro e março respectivamente.

As frutas podem ser transformadas em compotas, tortas e bolos, e os legumes podem ser adicionados a marmitas. Os potes para fazer compotas podem variar de 20,00 a 40,00 reais dependendo do tamanho e da região em que são comercializados.

Para calcular o valor de venda dos produtos que serão fabricados e comercializados é necessário saber algumas regrinhas básicas de matemática financeira, tais como:

·        Calcular o custo do material a ser utilizado na fabricação do produto;
·        Caso seja uma torta ou um bolo o custo deve ser calculado sobre todos os ingredientes utilizados para fazer a massa, o recheio e a cobertura. Além do material utilizado para assar, gelar, embalar e transportar as encomendas;
·        Nas compotas entram os custos das frutas, potes, gás, geladeira e até a decoração e etiquetas de validade.

É importante saber quanto custou cada produto, afim de não se ter prejuízo com a venda final. Se o custo para a produção, embalagem e transporte de um determinado produto  for 20,00 reais o valor mínimo para venda será de 40,00 reais e o valor máximo 60,00. É sempre importante fazer uma pesquisa no bairro ou cidade onde mora para não cobrar um valor exorbitante ou ficar no prejuízo. O valor médio a ser cobrado é sempre mais atrativo para o cliente, e o fabricante além de cobrir os custos, ainda consegue obter um bom lucro.

Se preferir recicle os vidros de maionese para as compostas, assim o preço final de produção tem um custo menos elevado. Não se esqueça de esterilizar os potes da seguinte maneira:

·        Forre uma panela com um pano de algodão novo e limpo;
·        Coloque os potes de vidro em cima deste pano e cubra com água limpa;
·        Coloque a panela no fogo e deixe ferver por 10 minutos;
·        Desligue a panela e retire os potes com uma pinça culinária deixando-os secar de boca para baixo sobre um papel toalha;
·        O mesmo procedimento deve ser feito com as tampas de metal dos potes, mas deixe-as ferver por 5 minutos.

O produto final chama mais atenção quando está envolto em uma boa embalagem, nunca se esqueça de utilizar produtos de qualidade e frescos. A maioria dos clientes compra com os olhos e com o olfato, por isso há a necessidade de se produzir produtos de qualidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário