Transformando casacos velhos em novos


O frio chegou, mas o dinheiro está pouco para comprar novas roupas, o que fazer? Aqui vamos ensinar como transformar casacos velhos em novos com pouco dinheiro e ainda deixá-los atraentes e quentes. Você vai precisar do seguinte material:

0,50 metros de pele (pelúcia)

0,50 metros de cetim

0,50 metros de tecido para confeccionar a peça-piloto

Botões

Régua, agulha e linha para costurar

Como fazer:

O casaco que vamos transformar é este aqui debaixo:



Antes de comprar a pele verifique a largura do tecido e o tamanho da gola do casaco. O cetim deve ser da mesma cor do casaco, caso não encontre compre um tom próximo à cor.

O primeiro passo é traçar a gola, ou seja, posicione o casaco para frente (parte do colarinho) sobre uma folha de papel. Utilize um objeto pesado para manter sobre o papel.

Em seguida encontre a linha da dobra do casaco, que em geral fica embaixo da gola onde ela se dobra quando usamos o casaco.

Meça o tamanho da gola e divida o valor pela metade (somente será traçado o molde da metade da gola). Trace a gola no papel e defina dois pontos abaixo da linha da dobra nas extremidades inferiores da gola.

Marcar o meio das costas (metade do tamanho do decote já medido). Colocar 1 cm de margem em volta do molde, exceto no meio das costas. Conforme a sequência abaixo:

Corte o molde no tecido (peça piloto) posicionando o meio das costas da dobra do tecido. Conforme a figura abaixo:


Costure a volta da gola deixando um vão suficiente para poder desvirar para poder ser depois costurado. Desvire o tecido e posicione a gola do casaco, a gola deve cobrir a gola original. Veja abaixo como fica a gola de tecido sobreposta a gola original do casaco:


Faça os ajustes necessários no molde, caso seja necessário faça outro molde-piloto. Depois, de ajustado o molde é hora de cortar as peças definitivas (pelúcia e cetim). Veja abaixo:
Para confeccionar o forro da parte inferior da gola faça uma diagonal em sua extremidade destacando essa parte no molde, sendo um pseudo-bolso para encaixar a gola. A gola é removível já que está com a margem de costura, basta posicionar a diagonal da peça na dobra do tecido do forro e corte 1 par. Como na sequência das fotos abaixo:


Faça pequenas alças para prender os botões do mesmo tecido do forro da gola, costure um tubo em tamanho proporcional com os botões escolhidos, desvire e feche as extremidades.

Costurar os pseudo-bolsos dobrados com o forro de gola, lado direito com direito, desvirar e costurar as alças dividindo proporcionalmente ao longo da gola. Depois, costure a gola, o lado direito da pele com o lado direito do forro deixando um espaço para desvirar, corte o excesso de tecido, desvire e feche o buraco com pontos feitos à mão. Como mostrado na sequência das figuras abaixo:



Prenda os botões no casaco na mesma posição dos laços da gola.


Prenda as pontas da gola nos bolsos do forro e prenda os botões nas alças. Está pronto o casaco com gola de pele, o processo é o mesmo para as mangas caso queira um casaco mais sofisticado.

Veja outros modelos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário