Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o

Colcha de retalhos como fazer


Hoje vamos aprender a reciclar tecidos, muitas vezes temos em casa restos de panos que sobram de alguma confecção ou artesanato, e como o tecido é um produto reciclável iremos aprender a fazer patchwork. Este trabalho pode ser aplicado para fazer diversos tipos de artesanato, tais como: colcha de retalhos, mantas, almofadas, bolsas, tapete, nécessaire, cortina, pano de prato, entre tantos outros produtos.

A colcha de retalhos feita com restos de tecido coloridos deixa o ambiente colorido e alegre, além de deixar a cama quentinha. Algumas pessoas podem achar o patchwork um trabalho cafona, mas não podemos negar que reciclar tecidos é uma ação sustentável e o meio ambiente agradece.

Fazer patchwork é uma terapia e pode ser uma ótima opção àquelas pessoas que procuram um dinheiro extra ou só preferem doar às instituições e ONGs seus trabalhos artesanais. Tenho certeza que irá aquecer o corpo e o coração de muitas pessoas no inverno. Vamos lá aprender a fazer patchwork, a primeira etapa é decidir o tamanho da colcha de retalhos. As principais medidas são as seguintes:

Colcha de cama de solteiro: 2,20 m x 1,50 m

Colcha de cama de casal: 2,50 m x 2,50 m

Colcha de berço: 1,00 x 1,30 m

Em geral, quando se deseja deixar uma sobra de tecido devemos acrescentar 20 cm para o tecido ser aparado no momento de fazer o acabamento.

Material e como fazer:

Alfinetes, linha, agulha, estilete, tesoura, régua, molde e fita métrica para cortar os tecidos.




Recortes regulares de tecido de algodão coloridos que podem ser em formato quadrado ou triangular .




Deixe sempre uma margem de costura de 1,25 cm de cada um dos pedaços de tecido.

Junte os pedaços de tecidos no formato que tem em mente para ficar um trabalho bonito com alfinetes e posteriormente costure-os com a máquina de costura.




Com os retalhos já costurados alinhave um tecido macio que será o fundo da peça, se preferir pode colocar manta acrílica entre os retalhos costurados e o tecido de fundo, assim a colcha ficará térmica.

O tecido do forro esconderá todas as costuras dos retalhos. Em seguida prenda as camadas de tecido na máquina de costura.




Por último faça o acabamento da colcha com viés, apare as sobras de tecido que tenha ficado, corte uma tira de cerca de 6,0 cm para fazer o viés em toda a volta da colcha de retalhos.



Costure com a máquina o viés e faça os acabamentos finais da colcha.




E finalmente está pronta a colcha de retalhos para ser usada, vendida ou doada.

Veja mais alguns modelos de produtos que podem ser feitos com patchwork:


Comentários

Postagens mais visitadas