Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o

Qual o melhor açúcar?

 Marisa Fonseca Diniz


Açúcar é uma delícia para muitas pessoas, mas para outras pode ser um verdadeiro veneno. O ingrediente que compõe as mais variadas delícias doces, tais como sobremesas, bolos, biscoitos e sorvetes são proibitivos para quem tem diabetes, alergia alimentar e intolerância ao açúcar.

O açúcar é obtido a partir da cana-de-açúcar ou da beterraba passando por diversas etapas até ficar refinado. O açúcar mais consumido em todo mundo é o açúcar refinado rico em componentes químicos, que fazem com que o açúcar fique branco.


Abaixo destacamos 12 tipos de açúcares que podem ser encontrados nos mercados e casas especializadas, a saber:

Açúcar Refinado: conhecido também como sacarose é o mais fácil de ser achado no mercado, além de ser o que passa por um processo de refinamento maior perdendo mais de 90% de todos os seus nutrientes restando um alto nível de calorias.

Açúcar Cristal: o processo de refinamento é menor que o do açúcar refinado, no entanto a forma deste tipo de açúcar é de cristais grandes. E no mesmo caso que o açúcar refinado, em seu processo de refinamento perde 90% dos seus nutrientes.

Açúcar de Confeiteiro: feito a partir do açúcar cristal é um açúcar com alta concentração de calorias, uma vez que o amido é adicionado e utilizado nas finalizações de doces.

Açúcar Orgânico: produzido com técnicas sustentáveis sem uso de aditivos químicos, o que faz com que este tipo de açúcar não passe pelo processo de refinamento, mantendo sua composição nutricional.

Açúcar Mascavo: este tipo de açúcar não passa por nenhum processo de refinamento preservando os minerais. Este tipo de açúcar é muito utilizado por quem está em uma dieta não restritiva.

Açúcar Demerara: produzido através de um processo leve de refinamento mantendo seus minerais.

Açúcar Light: é a combinação da sacarose com a sucralose, ou seja, do açúcar refinado com um adoçante artificial. A sucralose é muito mais doce que o açúcar refinado, e esta mistura mantêm os alimentos doces, porém com menos quantidade de açúcar.

Xilitol: é um álcool de açúcar não dependente de insulina, que reduz a incidência de cáries e é muito utilizado por pessoas que não toleram o açúcar, no entanto, por não ser um adoçante natural pode ser nocivo aos alérgicos.

Açúcar de Coco: extraído da seiva do coqueiro é processado não perdendo seus nutrientes (vitaminas B1, B2, B3, B6, ferro, sódio, potássio, magnésio e zinco). Este açúcar tem baixo índice glicêmico, além de ser um adoçante natural, que auxilia na flora intestinal. O açúcar de coco ajuda a prevenir o infarto, o AVC e problemas renais. Excelente para quem tem alergia alimentar ou intolerância ao açúcar.

Stevia: a stevia é uma planta composta por glicosídeos que chegam a adoçar 300 vezes mais que o açúcar, além de não possuir calorias e suportar altas e baixas temperaturas é uma excelente opção para quem faz dieta e possui intolerância ao açúcar.

Mel: é um açúcar natural produzido por abelhas, que possui glicose e frutose, além de ser rico em diversos nutrientes.

Calda de Agave: extraída do cacto possui 80% de frutose, no entanto se consumida em excesso pode causar gordura no fígado.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Qual o melhor açúcar? de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://sevirandosemgrana.blogspot.com/2021/11/qual-o-melhor-acucar.html.

Comentários

Postagens mais visitadas