Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o

Plantas excelentes para ter em casa e fáceis de cuidar

 Marisa Fonseca Diniz


Uma casa com plantas é uma casa feliz. Partindo desta afirmação, o Site Se Virando Sem Grana traz dicas simples de como ter plantas dentro de casa sem precisar despender muito tempo e dinheiro para cuidar delas.

As pessoas que não tem muito tempo para cuidar de plantas podem optar pela hera, uma espécie de trepadeira original da Europa Central e Ocidental muito simples de cuidarl. A hera é uma planta muito adaptável a qualquer clima, portanto se a pessoa quiser ter um vaso desta espécie em um ambiente com muito calor ou úmido não haverá problemas.


A melhor terra para este tipo de planta pode ser um preparado de terra comum com húmus ou adubo equilibrado, sendo necessário apenas 3 regas semanais. A poda se faz necessária para mantê-la controlada retirando as folhas secas, amarelas e antigas.


A hera além de ser utilizada na decoração de ambientes domésticos também é uma planta muito utilizada na decoração de festas e buffet, pois o ambiente fica mais natural e alegre.

Arvore da Felicidade é originária da Polinésia, da Malásia e da Índia, sendo uma planta que se adapta facilmente a ambientes internos, além de ser muito procurada por paisagistas e arquitetos. Há duas espécies a polyscias guilfoylei (macho) e a polyscias fruticosa (fêmea), que se diferem uma da outra apenas pela aparência e resistência.


A árvore da felicidade é conhecida como a árvore da prosperidade e da alegria, o que faz com que seja uma planta harmoniosa aos ambientes. Este tipo de planta gosta de sombra, excelente para ambientes com pouca ou nenhuma luz solar.

O melhor tipo de terra para este tipo de planta é a fértil enriquecida com matéria orgânica é necessário regar apenas 3 vezes por semana. É importante fazer a poda da planta, uma vez que ela é suscetível a pragas.

A Costela de Adão é nativa da América Central, sendo ideal para jardins e ambientes internos. Este tipo de planta se adapta muito bem em ambientes com sombra e com sol, o plantio é rápido tanto no solo como no vaso.


O melhor solo é aquele fresco e de boa drenagem, no entanto, a rega é feita apenas 2 vezes por semana durante o verão e 1 vez durante o inverno. Apesar da planta se adaptar ao clima quente e frio não é recomendável que fique exposta ao ar condicionado e nem ao aquecedor, e muito menos ficar em lugares onde há passagem de vento, que podem matar a planta.


A poda da planta deve ser feita na época da primavera para cortar galhos e hastes que estiverem grandes demais. O fruto da Costela de Adão deve ser consumido apenas depois de 1 ano de maturação, não sendo recomendável comer antes deste período, o gosto da fruta se assemelha a uma mistura doce de abacaxi com banana.

Areca-bambu é uma palmeira originária de Madagascar muito utilizada na decoração de jardins e ambientes internos. Os troncos desta palmeira são múltiplos e formam uma touceira, além de ter crescimento rápido podendo chegar a 12 metros de altura.


Este tipo de planta é ideal para ambientes internos, principalmente porque funciona como um purificador de ar. Este tipo de planta não é recomendável para ficar próximo ao ar condicionado, mas pode ficar próximo as janelas para receber luz solar. Em dias secos é ideal que a planta seja regada de 2 a 3 vezes por semana e em dias úmidos 1 ou 2 vezes por semana, jamais deixar a terra encharcada.  

O Lírio da Paz é uma excelente opção para as pessoas que gostam de ramagem e flores deixando os ambientes mais alegres e com sensação de tranquilidade. A planta Lírio da Paz é considerada mística por sugar todas as energias negativas do ambiente, além de ter alta tolerância a ambientes internos e sombra.


 A terra para plantar o Lírio da Paz precisa ser adubada e úmida sem ser encharcada. É ideal colocar pedras de argila nos vasos e floreiras da planta para manter a terra sempre úmida.

Begônias são flores de cuidado fácil, excelente para pessoas que gostam de cores, flores, mas não tem muito tempo para cuidar de plantas. As begônias são flores de clima quente, o solo deve ser adubado e deve-se regar apenas a terra, jamais as folhas e flores.


Há uma diversidade enorme de espécies de begônias ficando muito bonitas na decoração de ambientes, floreiras, sacadas e jardins.

As Bromélias são bonitas e fáceis de cuidar, sendo excelente para casas ou apartamentos. As bromélias são plantas de clima tropical, sendo o sol favorável a elas, no entanto, não devem ficar expostas o dia todo.


O solo deve ser adubado com alto teor de nutrientes orgânicos e pH mais próximo ao neutro, além de úmido sem ser encharcado. A rega deve ser feita ao redor da base da planta e nunca diretamente. Em regiões úmidas basta regar apenas 2 vezes por semana. A flor não necessita de poda basta podendo apenas remover as folhas secas ou danificadas.


 As bromélias florescem apenas uma vez na vida, quando atingem a maturidade, e quando elas florescem é para gerar novos brotos, o que significa que logo irá morrer.

E por último apresentamos as Orquídeas flores delicadas e que deixam os ambientes leves e coloridos. As orquídeas gostam de sol moderado com terra adubada, úmida, mas não encharcada, quando a terra fica seca acaba matando a planta.


Em dias quentes é ideal que as orquídeas sejam regadas duas vezes por semana, e durante os dias frios apenas uma vez.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.


Licença Creative Commons
O trabalho Plantas excelentes para ter em casa e fáceis de cuidar de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://sevirandosemgrana.blogspot.com/2022/02/plantas-excelentes-para-ter-em-casa-e.html.

Comentários

Postagens mais visitadas