Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Seja um ajudador e cliente da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios.   Desde o

O sabor de 6 frutos brasileiros

 

Cupuaçu


Cupuaçu é um fruto originário da Amazônia muito saboroso e muito usado na culinária da região norte do Brasil. O cupuaçu é um fruto rico em ferro, fósforo e proteínas necessários para a formação celular.

Além destes componentes o cupuaçu possui as seguintes vitaminas:

Vitamina C excelente para evitar gripes, infecções e câncer melhorando o sistema imunológico e varrendo os radicais livres;

Vitaminas do complexo B antiestressante, tonificante, alivia olhos cansados, ajuda na formação de hemácias, ajuda na proteção do organismo junto aos anticorpos, evitam inflamações e toxinas do organismo;

Fibras evita o acúmulo de toxinas, evita o ressecamento fecal e combate a prisão de ventre.

O cupuaçu é muito utilizado na fabricação de sorvetes, sucos, vitaminas, doces, incluindo os cremes, geleias, refrescos, vinho, licores e bombons.

Gabiroba



Gabiroba é um fruto nativo do cerrado brasileiro, principalmente das regiões sul, sudeste, nordeste e centro-oeste, além de ser encontrada também na Argentina e Uruguai.

É um fruto arredondado de coloração verde-amarela de polpa esverdeada e suculenta. A gabiroba pode ser consumida in natura ou em forma de sucos, doces, sorvetes, geleia e licores.

A gabiroba é rica em proteínas, niacina, sais minerais, vitaminas do complexo B, e possui propriedades medicinais como adstringente e antidiarréica. A infusão das folhas da gabiroba é relaxante e ótima para aliviar dores musculares.

 Jenipapo


Jenipapo em tupi-guarani significa a fruta que mancha, os índios usam o suco da fruta para pintar o corpo. Esta fruta é originária da América Central e da Índia Ocidental. A árvore de jenipapo alcança em média 15 metros de altura e possui copa grande e arredondada. 

As flores são grandes, vistosas e levemente aromáticas. O fruto é ovoide com 5 a 12 cm de diâmetro de cor escura e casca rugosa e murcha. É um fruto suculento, de aroma forte e ácido para ser consumido in natura. Porém, é um fruto muito utilizado como matéria-prima de doces, licores, xaropes, sucos, vinhos e quinino.

Na medicina caseira, o jenipapo é utilizado como fortificante e estimulante de apetite. É um fruto que possui elevado conteúdo de ferro, além de possuir cálcio, hidratos de carbono, calorias, gorduras, água e vitaminas B1, B2, B5 e C.

Segundo estudos científicos, o suco de jenipapo é ideal para combater a anemia e verminoses, além de fazer bem aos asmáticos e é aconselhável nos casos de hidropisia por ser um excelente diurético. O suco de jenipapo também é muito utilizado no controle de plaquetas do sangue em pacientes que fazem quimioterapia e ou radioterapia. A casca é um excelente diurético contra úlceras, anemias e outras doenças.

O jenipapo é utilizado como corante para tintura em tecidos, artefatos de cerâmica e tatuagem. A casca do jenipapo é utilizada no tratamento de couros. 

A madeira do jenipapeiro de cor marfim é mole, elástica e flexível. É empregada na construção naval e civil, além de marcenarias de luxo, fundições na moldagem de peças, xilogravura, tanoaria, e na fabricação de cabos de ferramentas.

Pequi


O Pequi é um fruto nativo do cerrado brasileiro, e é muito utilizado na cozinha goiana. O pequi é muito utilizado em pratos como o arroz com pequi, frango com pequi, além de tempero, licores, sorvetes e ração para animais.

As propriedades do pequi são poderosas para a saúde. A polpa do pequi tem o dobro de vitamina C da laranja, e é rico em vitaminas A, E e carotenoides. O pequi é um ótimo alimento para combater o envelhecimento e na prevenção das doenças associadas à visão.

A amêndoa do pequi é utilizada na fabricação de óleo que possui ação anti-inflamatória, cicatrizante e gastroprotetora. A castanha do pequi pode ser utilizada in natura em torradas com sal ou caramelizadas. O óleo é aromático e é utilizado na produção de cosméticos. 

Sapoti



O sapoti é um fruto originário da América Central, mas desenvolveu-se também em outras regiões de clima subtropical da Ásia, América e Oceania.

É um fruto saboroso rico em vitaminas A, B1, B2, B5, C, cálcio, ferro e fósforo. É muito utilizado na culinária, além de ser consumido in natura.

O látex é utilizado na fabricação de goma de mascar e a madeira na produção de cabos de ferramentas e móveis. 

Jabuticaba



A jabuticaba é um fruto nativo brasileira da Mata Atlântica, o interessante  é que este fruto nasce no tronco da árvore da jabuticabeira. As estações da fruta são no período de agosto e setembro, mas esta frutinha saborosa e doce tem também é muito saudável.

A poupa da jabuticaba é composta por ferro, fósforo, vitamina C, niacina (vitamina do complexo B), que ajuda na digestão e elimina toxinas do organismo. Os componentes da casca são pectina,  peonidina e antocianina responsável pela coloração azul-arroxeada da fruta.

O interessante é que a antocianina para a medicina tem alto poder de ação antioxidante, que ajudam a eliminar do organismo moléculas instáveis de radicais livres, e auxiliam a estabilizar o nível de açúcar no sangue dos diabéticos.

Para obter todos os benefícios da antocianina recomenda-se usar a casca batida em sucos e geleias. 



Comentários

Postagens mais visitadas