Marisa Fonseca Diniz
Não há
nada mais agradável do que reunir a família e os amigos ao redor da mesa de jantar e passar
horas conversando e comendo. O ambiente pode se tornar mais aconchegante,
quando a decoração tem um estilo próprio, seja moderna ou rústica.
Aproveitar materiais de demolição, tais como madeira e tijolo na decoração é uma ótima sugestão para quem prefere deixar o ambiente com jeito de casa de campo.
Tijolos e madeiras de casas antigas são encontrados com facilidade em terrenos baldios e lixões, a sugestão é reutilizá-los na decoração, pois são excelentes para ambientes rústicos, uma vez que, a madeira e o tijolo de demolição criam um contraste harmonioso em ambientes contemporâneos.
A madeira de demolição é considerada um produto ecológico simplesmente pelo fato de poder ser reutilizado evitando a destruição de florestas. A madeira de demolição pode ser reutilizada como vigas ou móveis criando um ambiente de requinte e aconchego.
Os tijolos de demolição, por sua vez, são provenientes da demolição de casarões e galpões antigos datados dos séculos passados e podem compor um estilo diferente nos ambientes.
Os produtos são maciços e indicados para o uso na forma aparente tendo diversas aplicações, tais como construções, decoração, paredes, revestimentos e pisos.
Utilizar materiais recicláveis na produção de objetos decorativos é outra ideia excelente para quem não tem inteção de gastar muito dinheiro, além de favorecer os ambientes deixando um toque criativo. A cozinha é um daqueles ambientes que encaixam muito bem objetos feitos com materiais recicláveis.
As latas são excelentes para serem reaproveitadas em todos os ambientes, apesar de ser na cozinha que são bem mais utilizadas como objetos decorativos. As latas podem ser pintadas e transformadas em imãs, guarda-alimentos, porta talheres, porta-temperos. Outra ideia genial é reutilizar raladores de metal como lustres de cozinha, simples e baratos.
Caixotes de madeira são excelentes para compor armários de cozinha, área de serviço, estante, guarda-roupa e diversos outros objetos, porque além de ser uma material fácil de manusear também colabora com a preservação do meio ambiente.
A cada dia que passa, os imóveis vão ficando menores, apartamentos e casas nos grandes centro urbanos tem se adaptado a nova realidade. Pessoas que moram sozinhas e não tem mais o desejo de morar em casas amplas, o ideal é seguir um estilo mais minimalista.
O minimalismo se refere a uma série de movimentos culturais, artísticos e científicos do século XX, que se preocupa em fazer o uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão.
O design minimalista surgiu na década de 80, e contrapõe-se a grande variedade cromática, formal e simbólica presente nos objetos projetados, o que acaba criando produtos baseados numa redução formal extremamente forte com o uso de cores neutras.
A expressão menos é mais é tipicamente minimalista, ou seja, os ambientes estão cada dia menores, antigamente era comum você ir a casa de familiares e amigos com espaços amplos, o que necessitava de grande quantidade móveis, contrário dos dias atuais, onde os móveis devem ser menores para caberem nos pequenos espaços.
O minimalismo é um estilo de vida mais simples, que prioriza apenas o essencial, os espaços vazios não deixam os lares menos aconchegantes ou calorosos, já que a ideia é justamente o contrário. O estilo minimalista prioriza o convívio em lares mais afetivos e menos engessados.
As cozinhas, por exemplo, deixam de ser espaçosas para serem espaços menores e cheios de armários, a fim de que as pessoas possam viver um estilo mais simples.
Muitas pessoas se separam e preferem o aconchego de um imóvel menor, não descartando o conforto.
Armários e mais armários em espaços cada vez menores, e é nessas horas que a criatividade precisa ser colocada em ação. Toda casa tem diversos objetos, que muitas vezes ficam espalhados pelos cantos, sejam brinquedos, materiais de escritório ou escolares, louças, não importa o tamanho ou a utilidade de cada um.
As pessoas que moram em casas ou apartamentos pequenos e mesmo em motorhomes tendem a usar os cestos para organizar seus objetos, não importa se os cestos são feitos de plásticos, vime, arame, madeira ou silicone todos são essenciais na organização dos ambientes.
Há alguns truques utilizados por arquitetos e decoradores que ajudam a ampliar os espaços da casa, o espelho é um deles. Eles devem ser usados de maneira harmoniosa, a vantagem que além de ser um objeto simples e barato dá a sensação de que o ambiente é muito maior.
Usar cores claras em ambientes muito pequenos podem dar a sensação de que ambiente parece muito maior do que realmente é.
Para quem prefere um ambiente mais refinado, o mármore travertino é uma boa opção. O mármore é um calcário metamorfizado e recristalizado com uma
variedade de cores, que dependem da composição mineralógica e das estruturas
presentes. as cores predominantes mais utilzados na decoração de ambientes são o bege, branco, cinza-escuro, azul com
fundo escuro, fundo róseo entre outros.
O travertino é um mármore composto de calcita, aragonita e limonita com bandas
compactas e paralelas entre si, nas quais são observadas pequenas cavidades
onde predominam tons de branco, verde ou rosa, apresentadas com marcas de ramos
e folhas conhecidas pelo nome de tufocalcário. O mármore travertino foi muito utilizado em tempos antigos, principalmente na
arquitetura romana para a construção de monumentos. Atualmente este tipo de mármore é muito utilizado para o requinte de ambientes
domésticos e comerciais, sendo utilizado na decoração de paredes, pias,
estantes, mesas, banheiros, cozinhas entre outros.
Morar em um imóvel pequeno necessita ter um certo grau de criatividade, principalmente quando não há muitas paredes para dividir os ambientes. Não raramente as pessoas tem o costume, por exemplo, usar os guarda-roupas como divisórias entre quarto e sala, o que pode deixar os ambientes com pouca luminosidade e carregados.
A melhor solução é utilizar biombos, que deixam os ambientes mais graciosos e muitos mais elegantes. Os biombos podem ser usados também para decoração. O biombo pode ser fabricado com painéis articulados ou outros materiais, tais como de ferro, madeira, PVC entre outros.
#mdnetworkingpublications
#sevirandosemgrana
#decoracao #simples #barato
#decoration #simple #cheap
#decoración #sencilla #económica
Artigo
protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar,
imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está
registrado.

O trabalho
12 Ideias Sensacionais para Decoração Simples e Barata de
Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em
https://sevirandosemgrana.blogspot.com/2023/04/12-ideias-sensacionais-para-decoracao.html.
Comentários
Postar um comentário