Como cultivar “Bonsai”


Marisa Fonseca Diniz



Bonsai significa árvore em bandeja, mas essencialmente é uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados. Apesar da palavra bom-sai ser de origem japonesa, a arte do cultivo surgiu no império chinês.
Técnicas especiais de cultivar árvores anãs em bandejas surgiram por volta dos anos 700 a. C. na China. A elite da sociedade praticava o pun-tsai com espécies nativas, que se espalharam por toda a China.

Durante o Período Kamakura, o Japão adotou diversas marcas culturais chinesas, inclusive a arte do cultivo do pun-tsai, que foi transformado em Bonsai devido às técnicas, estilos e regras aplicadas neste tipo de cultivo. Apesar da técnica do Bonsai ser tradicionalmente oriental, a partir do século passado esta arte chegou ao Brasil através dos imigrantes oriundos do Japão.

A técnica oriental do bonsai controla o crescimento de qualquer tipo de planta nativa, mas não a genética. Através deste processo flores e frutos continuam do mesmo tamanho, apenas as folhagens são reduzidas.


O material necessário para o cultivo do bonsai é:

·        70% de terra comum
·        30% de pedrisco ou areia grossa
·        Muda de ulmos para bonsai
·        Bandeja para bonsai
·        Fio de alumínio revestido de cobre
·        Hashi para desembaraçar as raízes
·        Espátula
·        Tesoura pequena e grande para poda
·        Alicate
·        Tela plástica

O bonsai só deve ser realizado no inverno ou no início da primavera, período de dormência da planta. Primeiro retire o torrão do saco com cuidado, depois utilize o hashi para desembaraçar as raízes sempre de dentro para fora retirando entre 30 a 70% das raízes. Com a tesoura menor corte as raízes mais grossas, é a poda da raiz que impede o desenvolvimento da planta.

Pegue o fio de alumínio e meça os dois galhos que você pretende interferir, corte o fio sempre em comprimento maior do que os galhos utilizando alicate para isso. Segure o arame em um ponto fixo no tronco, e enrole nos galhos a um ângulo de 45º. Este estilo modela a planta para aparecer uma cascata, caso queira modelar outros galhos repita o mesmo processo.



Passe o resto do fio nos furos da  bandeja (tipo de vaso para bonsai), encaixe nos fios os pedaços de tela, coloque um pouco de terra na bandeja, coloque a planta e coloque mais terra na bandeja. Use o hashi para completar as raízes com terra, torça o arame para que a planta fique fixa na bandeja e não se movimente. Corte o fio e torça o fio embaixo também, por último enterre na terra.

Complete o vaso com a terra deixando lisa. A primeira rega deve ser feita por imersão em um balde. Deixe escorrer a água, após 45 dias na sombra o bonsai estará pronto. Depois deste período coloque o bonsai aos poucos para tomar sol.

Licença Creative Commons
O trabalho Como cultivar “Bonsai” de Marisa Fonseca Dinizestá licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível emHttp://sevirandosemgrana.blogspot.com/2014/04/como-cultivar-bonsai.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário