Como se divertir pagando pouco: Itu, a cidade dos exageros



Marisa Fonseca Diniz


Quem está pensando em fazer um passeio rápido pelo interior do Estado de São Paulo sem gastar muito dinheiro em épocas de crise econômica, com certeza poderá visitar a cidade de Itu. De carro, de moto ou de ônibus é possível fazer um passeio barato, cultural e divertido.

A cidade de Itu é uma estância turística situada na região metropolitana de Sorocaba no Estado de São Paulo, Brasil, formada por descendentes de imigrantes portugueses, italianos, japoneses e imigrantes de diferentes regiões do país.

A palavra Itu é originária da língua indígena Itu-Guaçu ou Utu-Guaçu e quer dizer cachoeira grande, porém a cidade localizada a 100 km da cidade de São Paulo não é conhecida como a cidade dos exageros devido a sua origem, e sim devido ao personagem Simplício do antigo programa da TV Tupi – Praça da Alegria, onde o personagem fazia questão de exaltar sua cidade e deixar claro que tudo por lá era exagerado.

Logo quando se chega a cidade pode ser notado os exageros, tanto é que, na Praça da Matriz se concentra a maioria desses exageros tão conhecidos no Brasil:

Orelhão


Semáforo


Há diversas outras atrações na cidade, onde se podem encontrar várias preciosidades gigantescas.


A cidade de Itu não é apenas a cidade dos exageros, por ser uma instância turística possui diversos outros pontos interessantes a serem conhecidos.


O Museude Energia de Itu está situado em um sobrado histórico construído em 1847 e foi sede da primeira companhia de distribuição de energia energética da região, a Companhia Ituana de Força e Luz. O turista que visitar o museu poderá não só conhecer a história da empresa, as curiosidades sobre a energia elétrica como também poderá ver um pouco mais da história da arquitetura deste casarão antigo.


O MuseuRepublicano “Convenção de Itu” é outro local que o turista não pode deixar de visitar, pois ele retrata toda a história da República no Brasil. É uma instituição científica, cultura e educacional especializada em História da Cultura da sociedade brasileira.


Parque Geológico do Varvito localizado na cidade de Itu foi inaugurado em 1995 em uma área de 44.346 m2 de uma antiga pedreira. Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, sendo cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano. 


Centro Histórico de Itu com seus casarões antigos, o centro possui muita história a ser desbravada pelos visitantes.

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Como se divertir pagando pouco: Itu, a cidade dos exageros de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://sevirandosemgrana.blogspot.com/2017/04/como-se-divertir-pagando-pouco-itu.html.


Um comentário: