Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Seja um ajudador da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios  responsáve

Panela de pressão, uma bomba na cozinha?

Marisa Fonseca Diniz


Uma parte das pessoas que cozinha fica aterrorizada quando pensa em panela de pressão, mas por quê? O mau uso do utensílio e os constantes acidentes são as principais causas da fobia da maioria das pessoas, porém antes de qualquer coisa, é necessário entender como a panela de pressão funciona.

Para entender como a panela de pressão funciona, vamos a uma aula de física.  Ao cozinharmos um alimento em água a principal intenção é atingir alta temperatura, a fim de reduzir o tempo de cozimento, porém a água que cozinha o alimento não passa de 100º C, ou seja, o ponto de ebulição vai variar de acordo com a pressão exercida.

Quanto maior for à pressão externa, maior será a temperatura de ebulição, portanto maior será o tempo em que o líquido permanecerá nesse estado físico e vice-versa. A água ferve quando as bolhas preenchem o fundo da panela, à medida que o calor é fornecido em um determinado ponto, a pressão dentro da bolha de vapor fica maior o que a pressão externa fazendo com que a bolha suba ao chegar à superfície, onde o vapor é liberado.

A partir deste momento toda energia fornecida é consumida na transformação do líquido em vapor e a temperatura permanece fixa. No caso da panela de pressão percebemos que a borracha na tampa veda por completo impedindo que o vapor escape. Sendo assim, a pressão interna da panela vai aumentando à medida que vamos aquecendo, ou seja, sob uma pressão maior que a pressão atmosférica, a água não entra em ebulição em 100ºC, mas sim em temperaturas mais elevadas, o que faz com que o alimento cozinhe mais rápido.


Quando a pressão atinge um determinado limite, acaba empurrando a válvula com pino para cima para liberar o excesso de vapor, evitando que o excesso de pressão externa faça com que a panela exploda.

A limpeza da panela de pressão deve ser feita cuidadosamente, a fim de evitar que fique restos de comida no pino e na válvula de segurança, o que acarreta acidentes.

Agora, se nem com esta explicação simples do funcionamento da panela de pressão, a fobia passa, então o melhor a fazer é seguir as dicas abaixo de como cozinhar feijão e carne sem precisar da tal panela.

Feijão Cozido

Escolha o feijão no dia anterior, lave e coloque em uma bacia funda. Adicione uma colher de sobremesa de fermento em pó ao feijão, tampe a bacia e deixe o feijão crescer e amolecer a noite toda.

No dia seguinte, escorra a água com fermento do feijão, lave-o e coloque em uma panela funda, tipo caldeirão, coloque água na panela até cobrir e leve ao fogo médio para cozinhar. Quando o feijão estiver cozinhando mexa de vez em quando, acrescente água sempre para que o cozimento fique por completo. Em geral, o tempo de cozimento é em torno de 30 minutos.

Carne Cozida


Carne vermelha basta acrescentar 1 copo de suco de laranja ou de abacaxi e deixar de molho por 4 horas antes de temperar. Depois, deste período escorra o suco e tempere normalmente, jamais coloque vinagre no tempero e sim óleo, caso contrário a carne irá ficar dura.

Deixe a carne no tempero por pelo menos 1 hora antes de cozinhar. O cozimento deve ser feito em uma panela funda e o processo é o mesmo de qualquer outro cozimento.

É possível fazer tudo sem panela de pressão, basta seguir algumas dicas e segredinhos, o sabor e a maciez é a mesma, para quê gastar tanto dinheiro com uma panela, se com uma panela simples e barata é possível obter o mesmo resultado?

Bom apetite!

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.

Licença Creative Commons
O trabalho Panela de pressão, uma bomba na cozinha?de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível emhttp://sevirandosemgrana.blogspot.com/2016/02/panela-de-pressao-uma-bomba-na-cozinha.html.



Comentários

Postagens mais visitadas