Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Seja um ajudador da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios  responsáve

O milagre dos alimentos funcionais

 Marisa Fonseca Diniz


Todos os médicos são unanimes quando dizem que o melhor remédio está na natureza. Legumes, frutas, verduras e cereais, por exemplo, são essenciais para ter uma alimentação saudável e evitar o risco de doenças.

A melhor alimentação para se fazer diariamente é aquela que reduz o risco de desenvolver doenças crônicas, agudas e degenerativas, tais como o câncer e o diabetes, sendo este o propósito principal dos alimentos funcionais.

Os alimentos funcionais proporcionam diversos benefícios à saúde, pois produzem efeitos metabólicos e fisiológicos capazes de proporcionar bem estar, quando acompanhado de hábitos saudáveis.

Os principais alimentos funcionais são os seguintes:

ALHO


O alho quando triturado ou esmagado reduz os riscos de alguns cânceres devido a substância alina que é transformada em alicina. O alho é excelente para evitar cânceres de pulmão, estômago e fígado, além de diminuir a pressão sanguínea e os níveis de colesterol.

CEREAIS


Os cereais integrais são ricos em fibras, carotenóides, tocoferóis, tocotrienóis, fenóis e selênio, que possuem a capacidade de reduzir o colesterol sanguíneo e diminuir o risco de câncer no aparelho digestivo, principalmente o de estômago, colón e reto.

CHÁ VERDE


A substância catequina do chá verde reduz o risco de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres, tais como o de mama.

FRUTAS CÍTRICAS


As frutas cítricas como o limão, a laranja, a lima e a mexerica possuem terpenos e limonóides essenciais na proteção do organismo contra substâncias que estimulam a formação do câncer, são excelentes na redução das taxas de colesterol no sangue, além de possuírem vitamina C, um ótimo oxidante.

LEITE E DERIVADOS


O leite por possuir cálcio é um excelente alimento contra osteoporose e o câncer de cólon. Os leites fermentados e alguns tipos de queijo possuem probióticos que auxiliam na flora intestinal, dificultando a fixação de bactérias prejudiciais no intestino. Os probióticos são excelentes na redução do risco de câncer de cólon, além de controlar o colesterol no sangue.

PEIXE


Rico em ácidos graxos ômega-3 responsáveis por diminuir doenças cardiovasculares, tais como a hipertensão arterial, a arteriosclerose e doenças inflamatórias. Ajudam a reduzir o aparecimento do câncer de mama, cólon, pâncreas, pele, pulmão, próstata e faringe.

REPOLHO


O repolho, a couve, couve-flor, couve-de-bruxelas e os brócolis são vegetais que possuem glicosinolatos responsáveis por estimularem a desintoxicação do fígado, o que favorece a eliminação dos agentes formadores de câncer. Estes vegetais reduzem o risco de câncer de bexiga e mama, além de inibir a formação de tumores.

SOJA


A soja é um excelente inibidor de doenças, uma vez que possui diversas substâncias de prevenção. O componente fitoesterol tem a função de reduzir o risco de osteoporose, câncer de mama, de próstata e cólon, além de amenizar os sintomas da menopausa e reduzir os níveis de colesterol.

TOMATE


O tomate é um excelente oxidante, o licopeno reduz o risco de câncer de próstata, pâncreas, intestino grosso, reto, esôfago, mama, colo do útero e de cavidade oral.

UVAS

A casca da uva contêm compostos fenólicos, resveratrol e quercetina, que diminuem o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares e a arteriosclerose, além de diminuir o risco de aparecimento de alguns tipos de cânceres.

VERDURAS, TALOS, CASCAS E SEMENTES

As verduras, os talos, as cascas e sementes são ricas em fibras insolúveis que auxiliam no funcionamento do intestino grosso, que reduzem o risco de desenvolver câncer de pâncreas, cólon, reto, de mama e útero.

O site Se Virando Sem Grana traz diversas receitas com estes alimentos funcionais, nos quais recomendamos acessar o link para ser redirecionado à sessão de alimentos. Invista em saúde!


Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado. 


Licença Creative Commons
O trabalho O milagre dos alimentos funcionais de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://sevirandosemgrana.blogspot.com/2021/12/o-milagre-dos-alimentos-funcionais.html.

Comentários

Postagens mais visitadas