Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Seja um ajudador da MD Networking Publications

A  MD Networking Publications  nasceu inicialmente no Brasil no fim do ano de 2012 como um projeto, tendo como objetivo principal o compartilhamento de conhecimentos técnicos totalmente gratuíto nas áreas de construção e sustentabilidade. Ao longo dos anos, a  MD Networking Publications  ampliou suas áreas de conhecimento criando e mantendo 4 sites em pleno funcionamento nos Estados Unidos distribuindo as publicações para mais países nos Continentes Americano, Europeu, Oceania, Africano e Asiático, além de gerenciar todas as redes sociais das quais participa. Durante alguns anos a  MD Networking Publications  veio se mantendo com  recursos próprios, no entanto, quando eles começaram a ficar escassos, a equipe de colaboradores precisou recorrer a doações dos leitores mais assíduos para não descontinuar as publicações gratuítas. Para aumentar as receitas financeiras a diretoria e a equipe de colaboradores da  MD Networking Publications   criou o Departamento de Novos Negócios  responsáve

Decorando com pratos de porcelana

Marisa Fonseca Diniz



 A porcelana surgiu por volta dos séculos VI e VII na região da China, no entanto, alguns conhecedores desta arte acreditam que não há uma data exata para o surgimento da fabricação destas peças tendo diversas contradições no decorrer do estudo das artes. Alguns historiadores alegam que a porcelana surgiu no ano de 1.300 na China e outros alegam que as primeiras peças foram produzidas bem antes.
Considerado um artefato de luxo, a porcelana é muito utilizada desde a antiguidade como peça decorativa em ambientes refinados. Feita de argila branca composta por caulino, quartzo e feldspato e queimada a uma temperatura de 1.260ºC, a porcelana é uma peça com aspecto vítreo e sem porosidade.

Na China, as peças de porcelana podem ter diversas estampas desde desenhos com simbologias imperiais até representações da vida. Ao longo dos anos a porcelana foi utilizada para decorar ambientes luxuosos dos grandes palácios imperiais. O grande mercador Marco Polo foi quem levou a primeira peça da China para o Ocidente cerca de 800 anos atrás. A peça era um pequeno jarro (gomil) verde acinzentado, que segundo alguns historiadores foi um presente dado ao rei de Portugal, Dom Manuel. Esta peça encontra-se, atualmente, na Basílica de São Marco em Veneza.

Estima-se que mais de 60 milhões de peças de porcelana foram exportadas à Europa durante a Dinastia Qing, que governou a China durante 250 anos. O ouro branco como ficou conhecida a porcelana na Europa se tornou uma joia rara, uma vez que era vendida por altos valores despertando o desejo de descobrir o processo para a fabricação das peças.

Inicialmente, os europeus acreditavam que a porcelana era fabricada com conchas ou cascas de ovos moídas. No entanto, a partir do século XVI descobriu-se que as porcelanas eram na verdade produzidas com argila caulim, a mesma matéria-prima utilizada na fabricação das louças chinesas. 


A partir do ano de 1700, os alemães E.W. Von Tschirnhaus e  J.F. Böttger conseguiram produzir as primeiras peças de porcelana marcada pela Fundação da Real Fábrica de Meissen na Alemanha. Assim como os chineses, os alemães também tentaram esconder a fórmula da fabricação da porcelana, no entanto com a espionagem industrial, o segredo acabou sendo vendido aos franceses que em 1756 acabaram fundando a Manufacture Royale de Porcelaine com o apoio do então Rei Luis XV. Anos mais tardes diversas outras fábricas foram fundadas na Europa, principalmente nos seguintes países: Áustria, Itália, Espanha, Dinamarca, Suécia e Rússia.

Atualmente, a porcelana é fabricada em diversos países do ocidente, não apenas na Europa como também na América. O que antes era considerado um produto luxuoso restrito algumas pessoas da realeza, atualmente é um produto mais popularizado utilizado não apenas como louças como também como artefatos decorativos como é o caso dos pratos, que podem ser utilizados na decoração de ambientes.

Neste artigo apresentamos algumas ideias de como decorar os ambientes com pratos de porcelanas, não importa se eles são coloridos ou simples. O prato de porcelana decorativo é um artefato estratégico para valorizar qualquer espaço vago, seja ele pequeno ou não. Utilizados com móveis retrô ou contemporâneos tendem a valorizar os ambientes de maneira glamourosa permitindo certa sofisticação dos ambientes.


Os pratos de porcelana com diversas estampas podem ser uma boa opção para decorar aquele espaço dedicado à reflexão.


Na foto acima, os pratos decorativos de porcelana deixam o ambiente mais sóbrio, principalmente pela mistura entre o moderno e o retrô.


Uma casa de praia ou de campo pode ter pratos de porcelana decorativos nos ambientes, nesta foto vimos à mistura das porcelanas retrô com móveis artesanais e modernos.


A disposição nas prateleiras e na parede dos pratos decorativos de porcelana com os quadros antigos deixam a cozinha com um ambiente mais voltado ao bucólico.


Um canto vazio na área de serviço fica muito bem decorado com pratos de porcelana simples e garrafas de vidro verdes deixando o ambiente mais despojado.


Uma loja de artesanato pode ficar muito mais alegre com os pratos de porcelana decorativos, o que pode atrair muito mais clientes e consequentemente mais vendas.


A entrada de uma casa fica muito bem ambientada com aparador e pratos de porcelana decorativos. 

A criatividade é o fator determinante para deixar qualquer ambiente harmonioso, experimente!

Artigo protegido pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998. É PROIBIDO copiar, imprimir ou armazenar de qualquer modo o artigo aqui exposto, pois está registrado.



Licença Creative Commons
O trabalho Decorando com pratos de porcelana de Marisa Fonseca Diniz está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em https://sevirandosemgrana.blogspot.com/2022/07/decorando-com-pratos-de-porcelana.html.

Comentários

Postagens mais visitadas